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Projetos e apps oferecem prática de meditação gratuita durante a pandemia

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Imagem: iStock

Carina Martins

Colaboração para Ecoa, de São Paulo

22/06/2020 18h04

falamos aqui sobre o "tsunami" de doenças mentais que a OMS prevê que deve seguir o período da pandemia que vivemos, e muitas ações de teleatendimento psicológico e psiquiátrico têm surgido para minimizar os problemas que já estão aparecendo. Mas há um caminho de autocuidado que também pode ser trilhado na ampla e diversa gama de sentimentos, estados e emoções que povoam o espaço entre o bem-estar e a doença mental. Nesse caminho, uma prática recomendada é a meditação.

Apesar de simples, a meditação requer orientação e algum tipo de acompanhamento para ajudar o iniciante a manter uma rotina que a inclua. A boa notícia é que há opções gratuitas para isso.

O Centro de Mindfulness e Práticas Integrativas, projeto de extensão da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, lançou o Estúdio Cultivando Mindfulness, que oferece encontros online, gratuitos e abertos ao público geral para a prática desse tipo de meditação. A atividade acontece todas as quartas-feiras às 18 horas. Basta inscrever-se no site para ter acesso aos encontros que acontecerão durante toda a pandemia.

Para "ajudar a gerenciar seu nível de estresse e ansiedade nesses tempos de incerteza", a escola de ioga e meditação DeRose também está oferecendo gratuitamente sessões de meditação online, ao vivo e com professor, inclusive com a opção de tirar dúvidas ao final da aula. O praticante agenda quantas aulas quiser em duas opções de horários disponíveis todos os dias.

Também por causa da pandemia, o tradicional aplicativo Lojong oferece um mês de acesso gratuito a todas as suas meditações guiadas. Já o Meditação Natura é, há dois anos, um dos poucos apps totalmente gratuitos do segmento, e continua assim. Criado a partir de um programa presencial para promoção do bem-estar e redução de estresse em parceria com o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e a Associação Palas Athena, ele traz práticas de "respiração, relaxamento, bondade amorosa, alegria empática e mindfulness (atenção plena, em tradução livre do inglês)".