Topo
Grande ideia

Grande ideia

Pesquisadores da USP desenvolvem aplicativo para diagnóstico da Covid-19

Divulgação
Imagem: Divulgação

Diana Carvalho

De Ecoa, em São Paulo

06/06/2020 04h00

Pesquisadores brasileiros desenvolveram um aplicativo para diagnóstico de Covid-19. Liderada por Ives Silva, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo, uma equipe de especialistas de diversas áreas, como saúde e tecnologia, se uniram para criar não só um aplicativo, como também uma fita diagnóstica que contém anticorpos produzidos em peixes.

O peixe zebrafish é reconhecido internacionalmente por seus benefícios e vantagens na produção de pesquisas científicas e testagem de medicamentos. Chamado no Brasil de paulistinha, é um peixe de água doce e mede por volta de cinco centímetros quando adulto. Cerca de 70% dos seus genes tem similaridade com o de humanos. Além disso, o custo para manter o zebrafish é bem mais baixo se comparado ao de roedores.

"Para gerar os anticorpos, uma proteína do vírus é aplicada nos peixes. Logo depois, os anticorpos são passados para os ovos, e retirados por meio de um processo químico", explica Ives. O processo utilizando peixes também é mais rápido: os anticorpos são produzidos em sete dias, enquanto que em galinhas, por exemplo, são necessários 21.

Genoma do peixe-zebra tem 70% de equivalência com o humano - iStockphot/Getty Images - iStockphot/Getty Images
Genoma do peixe-zebra tem 70% de equivalência com o humano
Imagem: iStockphot/Getty Images

O teste da equipe coordenada por Ives que envolve as fitas diagnósticas para Covid-19 ainda está em fase de validação. "O paciente utilizaria uma haste plástica, por exemplo, para coletar a saliva. Em seguida é só colocá-la em contato com a fita, que conta com um QR Code em sua ponta. Ao abrir o aplicativo e apontar a câmera do celular, o resultado é rapidamente mostrado".

O aplicativo, que será lançado na semana que vem e que já faz o diagnóstico de outros testes disponíveis no mercado, realiza ainda o monitoramento e rastreamento de casos positivos. O projeto conquistou o terceiro lugar no Global Virtual Hackathon Covid-19 - evento que reuniu 600 projetos de 40 países e premiou iniciativas voltadas ao combate do novo coronavírus.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do que foi publicado, o teste com fitas diagnósticas por meio de anticorpos do zebrafish ainda está em processo de validação. O que está pronto é o aplicativo "Zebrafish COVID19 Rapid Test".

Grande ideia