Pesquisadores da USP desenvolvem aplicativo para diagnóstico da Covid-19
Pesquisadores brasileiros desenvolveram um aplicativo para diagnóstico de Covid-19. Liderada por Ives Silva, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo, uma equipe de especialistas de diversas áreas, como saúde e tecnologia, se uniram para criar não só um aplicativo, como também uma fita diagnóstica que contém anticorpos produzidos em peixes.
O peixe zebrafish é reconhecido internacionalmente por seus benefícios e vantagens na produção de pesquisas científicas e testagem de medicamentos. Chamado no Brasil de paulistinha, é um peixe de água doce e mede por volta de cinco centímetros quando adulto. Cerca de 70% dos seus genes tem similaridade com o de humanos. Além disso, o custo para manter o zebrafish é bem mais baixo se comparado ao de roedores.
"Para gerar os anticorpos, uma proteína do vírus é aplicada nos peixes. Logo depois, os anticorpos são passados para os ovos, e retirados por meio de um processo químico", explica Ives. O processo utilizando peixes também é mais rápido: os anticorpos são produzidos em sete dias, enquanto que em galinhas, por exemplo, são necessários 21.
O teste da equipe coordenada por Ives que envolve as fitas diagnósticas para Covid-19 ainda está em fase de validação. "O paciente utilizaria uma haste plástica, por exemplo, para coletar a saliva. Em seguida é só colocá-la em contato com a fita, que conta com um QR Code em sua ponta. Ao abrir o aplicativo e apontar a câmera do celular, o resultado é rapidamente mostrado".
O aplicativo, que será lançado na semana que vem e que já faz o diagnóstico de outros testes disponíveis no mercado, realiza ainda o monitoramento e rastreamento de casos positivos. O projeto conquistou o terceiro lugar no Global Virtual Hackathon Covid-19 - evento que reuniu 600 projetos de 40 países e premiou iniciativas voltadas ao combate do novo coronavírus.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.