Topo

#BoasNotícias20/04: Respiradores para 4 pessoas e aposentados sem cobrança

Bancos terão de suspender a cobrança de crédito consignado de aposentados pelo INSS - BBC
Bancos terão de suspender a cobrança de crédito consignado de aposentados pelo INSS Imagem: BBC

Carina Martins

Colaboração para Ecoa, de São Paulo

20/04/2020 18h42

Enquanto a situação atinge o limite em algumas regiões do país, o Estado de São Paulo, com maior número de casos do Brasil, anuncia que criará um plano para reabertura gradual das atividades a partir de 11 de maio.

De fato, até o momento, as ações de contenção paulista têm, aparentemente, mantido a curva de contaminação dentro da capacidade de atendimento do sistema hospitalar (embora com desigualdades graves). Também é esperado que, em maio, o Estado passe a finalmente ter a capacidade de efetuar testes em massa. Se o planejamento de reabertura gradual for uma consequência dessas ações, então será uma boa notícia.

Diariamente, Ecoa selecionará boas notícias como essas para te ajudar a ter um pouco de esperança e mais informação no meio da pandemia de Covid-19.

Não é hora de cobrar

A Justiça Federal de Brasília decidiu hoje (20) obrigar os bancos a suspender a cobrança de crédito consignado de aposentados pelo INSS ou regime próprio pelo período de 4 meses. Segundo a decisão, com a medida, aposentados terão mais recursos para se tratar, caso contraiam a Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Isso também ajuda que essas pessoas tenham mais tranquilidade financeira para poderem se manter em casa durante o período de quarentena.

Notícias de quem já passou

Sempre nos lembrando de que a situação vai passar, chegam boas notícias dos países que viveram a pior fase antes de nós. Pela primeira vez desde o início da pandemia, a Itália teve uma redução no número de casos ativos. A Espanha teve o menor número de mortes por coronavírus desde março, e a Alemanha, exemplo de sucesso no combate à doença, já considera o problema sob controle e inicia seu processo de desconfinamento

Curados

Já são 643.230 as pessoas recuperadas oficialmente da Covid-19, segundo o monitoramento permanente da Universidade Johns Hopkins. Desses, 22.130 estão no Brasil.

Mais inovação brasileira

Em mais uma amostra da capacidade das dilapidadas instituições públicas de ensino e pesquisa do Brasil, um grupo de pesquisadores formados por dois holandeses e quatro brasileiros do Centro de Engenharia Aplicado à Saúde da Escola de Engenharia da USP criou uma válvula que amplia o uso de respiradores de um para até quatro pacientes. Os pesquisadores buscam, agora, recursos para fazer todos os testes necessários para que o protótipo possa ser aprovado para uso clínico. A estimativa é que cada válvula custe cerca de US$ 150, muito menos do que os respiradores, que hoje chegam a R$ 70 mil.

Mais #BoasNotíciasEcoa: