Topo

#BoasNotícias03/04: Teste sem fila, 3 mil voluntários, vacinação recorde

Voluntário da filial da Cruz Vermelha no Rio Grande do Norte explica como usuários de transporte público podem se proteger do vírus - Divulgação Cruz Vermelha
Voluntário da filial da Cruz Vermelha no Rio Grande do Norte explica como usuários de transporte público podem se proteger do vírus Imagem: Divulgação Cruz Vermelha

Carina Martins

Colaboração para Ecoa, de São Paulo

03/04/2020 19h50

Quando os dias começam a parecer todos iguais, é bom saber que hoje não deixa de ser sexta-feira. Como vamos construir as sextas-feiras da nova realidade?

Diariamente, Ecoa selecionará boas notícias para nos ajudar a enfrentar a nova rotina e nos manter orientados sobre a Covid-19.

Arte em prol da Santa Casa

O Theatro Municipal de São Paulo, que está com suas atividades suspensas, realizou uma apresentação muito especial em apoio à campanha "Guerra ao Coronavírus" da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Remotamente, foram reunidos alguns dos artistas do Theatro para a execução de um trecho da 9ª Sinfonia de Beethoven. A ideia é sensibilizar a população sobre a importância das doações para essa instituição. Para doar, acesse santacasasp.org.br/doe. Veja como ficou a apresentação.

Quem pode mais, doa mais

Jeff Bezos, um dos homens mais ricos do mundo, anunciou que vai doar US$ 100 milhões para bancos de alimento nos Estados Unidos. No Brasil, o jogador de futebol Neymar anunciou uma doação de R$ 5 milhões.

Cuidados eficazes

Mesmo com as incertezas impostas pelo distanciamento social, a campanha de vacinação contra a gripe tem sido um sucesso em São Paulo. A vacinação é fundamental sempre, mas muito mais agora, para evitar que a influenza torne ainda mais vulneráveis os grupos de risco e mais sobrecarregado o sistema de saúde. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, em 11 dias, já foram vacinados 84% dos idosos - primeiro grupo do calendário vacinal -, o que é um recorde para o Estado.

Teste sem fila no Rio

O Laboratório Central Noel Nutel (LACEN), mais importante do Estado do Rio de Janeiro, anunciou que conseguiu zerar a fila de testes para a Covid-19 e que, a partir de agora, poderá entregar resultados em 48 horas. No total, foram cerca de 5.000 exames processados. Como nos demais estados do Brasil, como o número de exames é muito inferior à demanda, os testes realizados até agora foram principalmente de pacientes graves, profissionais de saúde e óbitos com suspeita de coronavírus. Devem chegar ainda, até o final do mês 1,2 milhão de kits de testes rápidos da Covid-19.

3 mil voluntários

Voluntários da Cruz Vermelha Brasileira - Divulgação Cruz Vermelha - Divulgação Cruz Vermelha
Voluntários da Cruz Vermelha Brasileira na UPA do Engenho de Dentro, no Rio
Imagem: Divulgação Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha Brasileira vai mobilizar, a partir da semana que vem, cerca de três mil voluntários do país inteiro no combate ao coronavírus. Equipes de voluntários em pontos estratégicos farão distribuição de kits de higiene pessoal - com álcool em gel, panfleto informativo, sabonete e máscara -, que serão doados por meio de parceiros, como, por exemplo, Mercado Livre e Vivara, que juntos já doaram 25 mil kits.

Camponeses em ação

Uma série de ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem sido responsável pela distribuição de alimentos - inclusive frescos, produzidos em assentamentos -, refeições e até mesmo pela produção e distribuição de álcool 70º em diversos lugares do Brasil.

Em Recife, em parceria com a Arquidiocese, a organização serve cerca de 1.200 refeições por dia, entre café da manhã e jantar, no Armazém do Campo, espécie de mercado de produtores de assentamentos que fica no centro da cidade. A partir de amanhã, a ação se estenderá para Olinda. Em Caruaru, o grupo está mobilizando costureiras do polo têxtil da região para a fabricação de máscaras de pano.

Em Santa Catarina e no Paraná, agricultores do movimento produziram álcool 70% e distribuíram na rede pública de saúde. Já as cooperativas gaúchas do movimento vão doar 12 toneladas de arroz orgânico para compor cestas básicas que serão entregues a famílias em situação de vulnerabilidade no Rio Grande do Sul, em razão da covid-19 e uma das maiores secas já vista no estado.

Mais #BoasNotíciasEcoa: