Topo

Como ajudar as vítimas da chuva no Rio de Janeiro

Forte chuva atinge estado do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (2) - Cléber Mendes/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Forte chuva atinge estado do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (2) Imagem: Cléber Mendes/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Bárbara Forte

De Ecoa

03/03/2020 12h48

As fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro nos últimos dias provocaram ao menos cinco mortes, segundo o Corpo de Bombeiros do estado. Nesta terça-feira, foi confirmada a morte de um jovem de 21 anos, que estava desaparecido desde o último domingo. Ela foi arrastado por uma enxurrada na região de Queimados, na Baixada Fluminense.

Por conta da gravidade dos temporais, o governo do estado anunciou a criação de um gabinete de crise que acompanha, desde ontem (2), as ações no atendimento às cidades afetadas.

De acordo com a assessoria de imprensa do governo, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos está em contato com as prefeituras para o envio de insumos, como kits de higiene, cestas básicas e água.

Ao todo, cerca de três mil itens já foram enviados para moradores dos municípios de Queimados, Mesquita, Itaguaí, Rio de Janeiro, Seropédica, Magé, Belford Roxo, Rio Bonito, Tanguá, Guapimirim e Duque de Caxias.

A população também pode ajudar

Corpo de Bombeiros
Para quem quiser ajudar com doações, os quartéis do Corpo de Bombeiros de todo o estado estão recebendo água mineral, produtos de higiene e alimentos não perecíveis.

Defesa Civil
Moradores de áreas de risco devem ficar atentos aos alertas sonoros que indicam perigo de deslizamento. Caso aconteça o acionamento das sirenes, os moradores devem se descolar para pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199.