Associação Viva e Deixe Viver realiza workshop sobre saúde mental infantil
A ONG Associação Viva e Deixe Viver (Viva) realiza nesta sexta (18) e neste sábado (19) o workshop "A Descoberta do Brincar e Contar Histórias na Saúde Mental". Voltado para pais e profissionais de saúde e do terceiro setor, o evento, que está em sua 12ª edição, tem como objetivo compartilhar práticas lúdicas no tratamento de crianças com transtornos psiquiátricos.
"Por meio de histórias, as crianças encontram novos jeitos de se expressar e lidar com sentimentos", disse a Ecoa Valdir Cimino, fundador da associação. Criada em 1997, a Viva reúne 1.282 voluntários que atuam em 91 hospitais do país contando histórias a meninos e meninas. A ideia de criar o workshop surgiu há 12 anos, quando, durante o atendimento na ala infantil do Hospital das Clínicas, em São Paulo, voluntários notaram que os pais tinham dificuldade de brincar com seus filhos. "Nossa ideia foi, inicialmente, trazer as famílias para perto do tratamento das crianças", diz Cimino.
Com o tempo, a iniciativa cresceu e ganhou o interesse de profissionais de saúde. Hoje, 63% do total das pessoas que frequentam o evento são enfermeiros e enfermeiras. Por esse motivo, esta edição do workshop acontece na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). A cerimônia de abertura oficial está marcada para a noite desta quinta (17).
Os ingressos custam R$ 60 para o público geral e R$ 30 para estudantes, colaboradores do complexo do Hospital das Clínicas e voluntários da Associação Viva e Deixe Viver. A programação completa está no site do evento, onde também são feitas as inscrições.
"A Descoberta do Brincar e Contar Histórias na Saúde Mental"
Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP)
Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 419, Cerqueira César
Dias18 e 19/10, das 8h30 às 18h
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.