como fazer

#VerãoEcoa: Cinco dicas para curtir a praia de maneira mais sustentável

Por Camilla Freitas

Getty Images/iStockphoto

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Com a chegada do verão e início das férias escolares, é capaz que você e sua família já estejam planejando pelo menos uma visitinha à praia. 

Foi pensando nisso que Ecoa criou, junto com a engenheira ambiental e influenciadora Maria Constantino, esse guia com cinco dicas para que você cuta esse momento também de forma sustentável. 

Reduzir, reutilizar e reciclar

Os 3 R’s da sustentabilidade são práticas de cuidados ao meio ambiente que podem ser aplicadas em tudo, inclusive no seu passeio.

Reduzir
: tem a ver com frear o desperdício de bens e serviços para adquirir somente o que é realmente necessário. Essa prática é chamada de consumo sustentável.

Reutilizar: por que jogar fora algo que podemos reutilizar? Talvez o objeto não tenha o mesmo valor, mas com certeza ele pode ser usado de outras maneiras.

Reciclar: seja em casa, no trabalho ou na viagem, separar o seu lixo é fundamental.

Não deixe lixo, não deixe elastiquinho de cabelo, latinhas de cerveja, papelzinho de bala. Leve uma sacolinha (de pano ou papel, de preferência) para retirar todo o lixo que, mesmo sem querer, você pode produzir numa ida à praia.

Não deixe nada

Não pegue nem uma conchinha, nem uma pedrinha. Tudo o que faz parte daquele ecossistema é parte de um ciclo natural. Então, preservar ao máximo é importante porque contribui para a manutenção e a proteção da praia.

Não pegue nada 

Tente evitar o uso de garrafinha descartável. Opte por levar uma garrafa reutilizável e beba água do filtro ou de bebedouro do quiosque que estiver perto de você.

Leve uma garrafinha 

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Plogging é sair para caminhar levando consigo uma sacolinha e pegar todo o lixo que puder. Você pode fazer isso na areia, na beira do mar ou na calçada frente à praia. 

Plogging

Protetores

Seu protetor solar pode conter componentes que agridem corais e algas. Dê preferência a protetores naturais já disponíveis no mercado para proteger a vida nos oceanos. 

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Edição: Ana Prado

Reportagem: Camilla Freitas

Publicado em 5 de janeiro de 2022