fizeram história

Penny Whetton estudou mudança do clima e conscientizou sociedade

Por Juliana Domingos de Lima

Crédito: Reprodução

Uma das climatologistas mais respeitadas no mundo, a australiana Penny Whetton esteve na vanguarda do estudo de projeções climáticas por mais de 30 anos. 

Crédito: Reprodução/Facebook-PennyWhetton

Além de cientista de destaque, Whetton também era ativista pelo clima, artista e integrante da comunidade trans.

Crédito: Divulgação

Penny liderou de 1992 a 2014 as projeções climáticas do órgão governamental de pesquisa australiano CSIRO. Foi autora principal de três relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, incluindo o de 2007, que rendeu o Prêmio Nobel da Paz aos cientistas.

Crédito: CSIRO/Divulgação

Seu trabalho foi pioneiro em conscientizar o público sobre os desafios criados pelas mudanças climáticas na região da Austrália, lançando as bases para possíveis soluções. Ela impulsionou a inovação ao tornar as projeções climáticas úteis para tomadores de decisão e ao criar novas maneiras de comunicar conceitos complexos.

Crédito: Reprodução/YouTube

Whetton foi uma mentora para muitos cientistas mais jovens, buscando contribuir para formar a geração seguinte de especialistas australianos em mudanças climáticas. É descrita por eles como generosa, amigável e, ao mesmo tempo, academicamente rigorosa.

Crédito: Unsplash

Penny acreditava firmemente no poder de cada pessoa para fazer a diferença, o trabalho e em qualquer lugar. Sua carreira é um ótimo exemplo disso. Ela incentivou as pessoas ao seu redor a buscar desafios que pudessem beneficiar o mundo. Essa energia criativa continua a fluir por todos que estavam perto dela

Pesquisador do CSIRO, em artigo para o site The Conversation
John M. Clarke 

 Whetton era casada com a senadora australiana Janet Rice desde 1986, com quem teve dois filhos. Ela fez sua transição de gênero só nos anos 2000, depois de anos com medo de que a relação terminasse. 

Crédito: Reprodução/Facebook-PennyWhetton

Elas continuaram juntas até a morte de Whetton, em 2019, e Rice se tornou uma defensora dos direitos LGBTQIA+ na política.

Crédito: Reprodução/Facebook-PennyWhetton

Penny foi uma cientista e artista inteligente, criativa e capaz de dedicar sua habilidade e intelecto a quase tudo, da ciência climática que era sua profissão até a pintura de paisagens e a marcenaria. Ela foi uma pessoa leal e de princípios, uma líder colaborativa e uma mentora para muitos

Mulher de Whetton, em uma postagem no Facebook
Janet Rice

Após sua morte, a família criou um fundo memorial para financiar a revegetação e o controle de erosão em Sisters Beach, na Tasmânia. O local era um refúgio para Whetton e vem sofrendo o impacto da elevação do nível do mar causada pelas mudanças climáticas. A campanha arrecadou A$ 25 mil (cerca de R$ 100 mil).

Crédito: Wikimedia Commons 

Edição: Fernanda Schimidt

Reportagem: Juliana Domingos de Lima

Publicado em 20 de novembro de 2021