como fazer

Vai fazer um evento? Veja dez dicas para que ele seja mais sustentável

Por Camilla Freitas

Getty Images/iStockphoto

Final de ano é época de eventos, principalmente agora que alguns estão voltando depois de um controle melhor da pandemia de covid-19. Mas, para além da loucura que é planejar um evento, seja ele grande ou pequeno, uma coisa tem preocupado muitas pessoas nos últimos tempos em relação a esses encontros: a sustentabilidade

Nos últimos anos, o mercado de eventos sustentáveis vem crescendo bastante e muito por pressão das marcas patrocinadoras. Foi pensando nisso que Ecoa fez esse guia para você repensar sua forma de organização e fazer do seu encontro familiar, corporativo ou social um evento mais sustentável. 

Crédito: Getty Images/iStockphoto

O primeiro passo para a construção de um evento sustentável é saber o tamanho que ele vai ter. Cada tamanho gera um impacto e, a partir daí você, pode pensar melhor em como mitigar cada impacto gerado. 

Que evento é esse?

Crédito: Getty Images/iStockphoto

É fundamental entender o que você, no papel de produtor ou anfitrião, gostaria que seu evento tivesse ou fosse isso porque muitas vezes o orçamento pode ser limitante e você não vai conseguir ser 100% sustentável. Assim, definir suas metas de sustentabilidade é um passo importante para que você consiga abarcar o máximo de coisas que o orçamento permitir. 

O que você quer no evento?

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Quando pensamos em eventos sustentáveis, muitas vezes nos concentramos no que fazer no pós-evento, como, por exemplo, na reciclagem dos lixos gerados. Mas é importante pensar no pré-evento antes de tudo, e isso quer dizer pensar nos seus fornecedores. 

Olhar o pré antes do pós

Fornecedores são aqueles que farão seu evento acontecer. O buffet, seguranças, recepcionistas, banda, DJ… enfim, a engrenagem do evento. Assim, quando estiver planejando seu evento, pense em fornecedores que já atuam no ramo da sustentabilidade com compensação de carbono, por exemplo, ou geração de lixo reciclável. 

De olho nos fornecedores

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Focar em fornecedores pequenos é uma forma de ser mais sustentável. E dá para ser de vários setores: transporte, brindes, alimentação, tudo pode vir de uma cooperativa de favela, de artistas de comunidades, de pequenos empreendedores quilombolas, de pequenas empresas que têm parcerias com cooperativas de catadores. 

Ajudar os pequenos

A gente fala em pequenos empreendedores, mas isso é mais no sentido jurídico, porque eles estão empreendendo há muito tempo. Na quebrada é assim, a galera desde que nasce já começa empreender, já vende uma bala ou um salgadinho, a maioria abre na portinha de casa alguma coisa. Então, dá para chamar esse pessoal pro seu evento.

Coordenadora do Prato Firmeza na Énois
Carolina Pires

Não é porque você está contratando um pequeno fornecedor de uma favela, por exemplo, que você não vai pagar um valor justo. Valorizar o trabalho de pequenas empresas também é sustentabilidade, não esqueça disso! 

Pagamento justo

Se contratar um pequeno empreendimento não for uma possibilidade para você, há outras formas de tornar seu evento sustentável tendo em vista os fornecedores. Você pode averiguar se a empresa contratada está pagando bem seus funcionários. Cobrar, por exemplo, que o dinheiro pago para a empresa chegue ao segurança do evento, por exemplo, também é importante. 

Direitos trabalhistas

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Crédito: Reprodução/YouTube

Sustentabilidade não se trata apenas de pensar na geração de impacto zero para o meio ambiente. Um evento sustentável também leva em consideração seu impacto social. Assim, você pode recolher as latinhas do seu evento para doar para catadores, pode contratar empresas de garçons e recepcionistas que pensam em diversidade de gênero ou tragam para o trabalho pessoas com deficiência. 

Social também é sustentável

Crédito: Getty Images/iStockphoto

A gente não pensa em sustentabilidade só ambiental, sustentabilidade também é social, é capacitar pessoas, trazer fornecedores locais, é ter acessibilidade, inclusão, boa governança e uma cultura de pensar no antes e não apenas no durante e depois do evento.

CEO e fundador da Greenhub 
Vitor Yuki

Crédito: Reprodução/YouTube

Geralmente, quando pensamos em eventos de empresas, por exemplo, a primeira imagem que nos vem à cabeça é de algum hotel luxuoso. Mas nem sempre é preciso ser assim. Antes de contratar os fornecedores, pense no local onde será feito o evento, pode ser em um lugar diferenciado e sustentável e, caso não seja, você, pode pensar em formas dele ser o mais sustentável possível, entendendo as limitações do local.

Lugar sustentável

Não existe uma receita de bolo para que seu evento seja mais sustentável, o que existe são diretrizes e orientações gerais.

Você pode conhecer algumas dessas orientações da ISO de Gestão de Sustentabilidade em Eventos abaixo. 

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Edição: Fernanda Schimidt

Reportagem: Camilla Freitas

Publicado em 1º de dezembro de 2021