até o talo

Como aproveitar partes dos alimentos que costumamos jogar no lixo

Por Julia Guglielmetti

Abrir uma banana, comer a polpa e jogar a casca no lixo. Uma atitude tão comum que fazemos sem nem parar para pensar... Mas que deveríamos. A casca da banana também é comestível, tem sabor neutro que vai bem em receitas doces ou salgadas e tem duas vezes mais potássio e mais vitamina C do que a polpa. Mas, então, por que a jogamos fora?

 Camila Kneip, nutricionista

É um preconceito muito enraizado que trazemos de gerações passadas, de quando a sociedade superou períodos difíceis e passou a valorizar a fartura, gerando muito desperdício de comida"

Utilizar os vegetais em sua totalidade, preparando refeições com cascas, talos, sementes, folhas e outras partes que seriam descartadas, é um importante passo para reduzir o desperdício.

A dica da nutricionista Natália Rodrigues, da ONG Banco de Alimentos, é sempre testar. "Você pode observar quais são os vegetais mais consumidos na sua casa e anotar quais são as partes desses alimentos que você mais joga fora. A partir daí, vale pesquisar por receitas que indiquem como aproveitá-las", explica.

Mas dá para usar todas as partes dos vegetais?

Natália comenta que utilizando os temperos certos, é possível fazer receitas salgadas ou doces. "De início pode parecer algo muito fora da realidade, mas precisamos ter a mente aberta e pensar no alimento como um todo."

Para transformar as sementes em petiscos, basta torrá-las. Dá para usar sementes de abóbora, girassol, melancia, melão etc.

Sementes

Beatriz Carvalho, da empresa de educação ambiental por meio da alimentação Mato no Prato, indica as flores de manjericão para aromatizar a água e as de cebolinha para decorar pratos. Flores de abobrinha ficam deliciosas assadas e as do maracujá também ajudam na apresentação das preparações.

Flores

As folhas podem ser consumidas cruas, refogadas ou até como recheio de tortas e bolinhos. Folhas de beterraba, por exemplo, são muito saborosas como salada. Já a rama da cenoura picada substitui a salsinha. Folhas de couve-flor, brócolis e rabanete também são muito nutritivas. "Uso algumas folhinhas de pitanga no suco e folhas de pimenta na salada", conta Beatriz.

Folhas

É possível aproveitar a parte externa do melão, da melancia, da abóbora, da banana, da laranja, da beterraba, da batata e da maior parte dos vegetais. As receitas vão até onde a criatividade levar, e as cascas podem ser assadas, cozidas ou transformadas em doces.

Cascas

A parte branca de frutas e raízes como maracujá, melancia, melão e mandioca podem ser aproveitadas cruas ou refogadas em recheios de panquecas, tortas e canapés.

Entrecascas

Os talos podem ser picados finamente e cozidos para amolecerem. É só misturar no arroz, no feijão, na farofa e até no yakisoba.

Talos

O aconselhado é cozinhá-las. A nutricionista Camila Kneip comenta que algumas podem não ser muito palatáveis. "Quando são muito duras, a recomendação é assar, triturar e fazer farinha. A coroa do abacaxi, por exemplo, até pode ser utilizada, mas é difícil deixá-la gostosa. Então, ela pode ser replantada em um vaso. Em último caso, vale colocar na composteira. Assim se encerra o ciclo do alimento."

Partes rígidas

Conceito de cozinha sem resíduo ensina que aproveitar o que jogaríamos no lixo, faz bem para a saúde e o bolso

Quer saber tudo sobre aproveitamento integral de alimentos?

Edição: Fernanda Schimidt

Reportagem: Julia Guglielmetti

Publicado em 10 de fevereiro de 2021