como fazer

Como cultivar plantas que ajudam a melhorar a saúde e o bem-estar

Por Taís Ilhéu

Crédito: Getty Images/iStockphoto

O hábito de plantar, por si só, pode ser muito benéfico para a saúde e para o bem-estar. Mas é possível potencializar os benefícios das plantas cultivando aquelas que são funcionais – ou seja, que podem contribuir para que você tenha uma melhor noite de sono ou que podem turbinar suas refeições com proteínas e ômega 3. 

Crédito: Getty Images/iStockphoto

A busca de conexão com a natureza é diária. Muito mais que uma tendência, o contato com o verde virou uma necessidade

Mariela Medeiros
Engenheira agrônoma e mestre em produção vegetal

Crédito: Canva

Para te ajudar a incorporar essas plantas funcionais ao seu jardim ou apartamento, Ecoa conversou com Mariela Medeiros, Engenheira Agrônoma e mestre em Produção Vegetal. Ela é responsável pela página "Plantabilidade" nas redes sociais e fez uma curadoria de plantas que auxiliam na saúde e no bem-estar! A reportagem também traz dicas de cultivo do botânico Samuel Gonçalves.

De flores pequenas e amarelas, a macela-do-campo é, segundo Mariela, a “camomila nacional”. O chá da planta auxilia no sono e funciona ainda como digestivo, calmante e anti-inflamatório.

Uma planta para dormir melhor: Macela-do-campo  (Achyrocline sp.)

Crédito: Wikimedia commons

1. Plantio: a macela-do-campo é facilmente reproduzida por sementes, que podem ser encontradas em lojas especializadas.

2. Luminosidade: por ser uma planta de sol pleno, a macela precisa passar pelo menos seis horas do dia sob sol direto.

3. Substrato: pouco exigente, essa planta desenvolve-se bem em um substrato tradicional. Basta plantá-la em uma terra típica para jardinagem, comprada pronta. 

Como regar: o substrato da macela-do-campo precisa ser regado de forma que esteja constantemente úmido

Crédito: Canva

As folhas da beldroega, que podem ser consumidas em saladas ou outros pratos, são famosas por serem ricas em ômega-3, ácido-graxo que fortalece o sistema imunológico. Além disso, Mariela destaca que a planta tem propriedade emoliente, anti-inflamatória, diurética e cicatrizante.

Uma planta que é fonte de Ômega 3 : Beldroega (Portulaca oleraceae)

Crédito: Wikimedia commons

1. Plantio: o plantio pode ser iniciado com sementes, comuns em comércios especializados.

2. Luminosidade: assim como a macela, a beldroega é uma planta de sol pleno e necessita de pelo menos seis horas ao dia sob luz direta. 

3. Substrato: a beldroega desenvolve-se bem em solos ricos em matéria orgânica. A terra também pode ser comprada pronta em lojas de jardinagem. 

4 Como regar: por ser uma planta suculenta, a beldroega pode sobreviver com regas moderadas. Ou seja, só precisa ser regada novamente quando o substrato estiver seco. 

Crédito: Canva

Amarga, a carqueja é uma das plantas indicadas para má-digestão. Tem também efeito diurético, que auxilia na eliminação de toxinas. 

Uma planta para auxiliar na digestão: Carqueja (Baccharis trimera)

Crédito: Getty Images/iStockphoto

1. Plantio: por ser uma planta que, em geral, nasce espontaneamente em terrenos, o ideal é que a carqueja seja plantada a partir de uma muda. 

2. Luminosidade: de sol pleno, a carqueja exige ao menos seis horas diretamente sob o sol.

3. Substrato: é uma planta que desenvolve-se bem em solo rico em material orgânico.

4 Como regar: a carqueja precisa ser regada com uma frequência suficiente para que o solo esteja sempre úmido.

Crédito: Canva

Crédito: Wikimedia commons

A erva-baleeira, planta nativa brasileira, é amplamente utilizada na fabricação de medicamentos fitoterápicos. As folhas tem ação anti-inflamatória que auxiliam em dores musculares, artrite e artrose. É consumida na forma de chá. 

Uma planta que alivia dores musculares e inflamações: Erva-baleeira (Cordia verbenaceae)

1. Plantio: o plantio da erva-baleeira geralmente é feito a partir das sementes da planta.

2. Luminosidade: também é uma planta de sol pleno e que necessita de ao menos seis horas do dia sob luz direta do sul.

3. Substrato: a erva-baleeira desenvolve-se melhor em solos arenosos.

4 Como regar: de rega moderada, essa planta só deve ser regada novamente quando o solo estiver seco.

Crédito: Canva

Enquanto “pai de planta” profissional, o botânico Samuel Gonçalves, dono do canal “Um botânico no apartamento”, já tinha a sensação de que regar, podar e cuidar das suas plantinhas o deixava mais feliz.

Resolveu fazer uma pesquisa para entender o que havia por trás dessa sensação e não deu outra: descobriu que o benefício do cultivo de plantas para o bem-estar é cientificamente comprovado!

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Realmente existem pesquisas científicas que analisaram o benefício do cultivo de plantas. Tem artigos de terapia ocupacional que verificaram uma melhoria na qualidade de vida das pessoas em creches e casas de repouso. Uma queda da ansiedade, redução dos índices de depressão… tudo graças ao cultivo.

Samuel Gonçalves
Doutor em botânica e professor de biologia

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Apesar de muitas plantas terem propriedades curativas e medicinais cientificamente comprovadas, é necessário sempre consultar um profissional da saúde antes de consumir plantas, seja em chás, nas refeições ou até em pomadas de uso tópico.

Os cuidados

Samuel alerta que muitas plantas ainda estão sendo estudadas pela ciência e comprovaram ter efeitos medicinais apenas in vitro.

Uma dessas plantas é o aranto (Kalanchoe daigremontiana), investigado pela ciência para o tratamento de câncer de mama. Apesar dos testes ainda serem laboratoriais e envolvendo apenas cobaias, muitas pessoas passaram a consumir o chá de aranto para prevenir o câncer sem prescrição médica.

O resultado é que muitos desenvolveram problemas cardíacos, um dos efeitos colaterais do consumo de aranto. 

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Mariela lembra ainda que é preciso cuidado na hora de preparar algumas plantas para o consumo, selecionando corretamente quais partes podem ou não ser ingeridas (folhas, caules e até raízes). 

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Edição: Fernanda Schimidt

Reportagem: Taís Ilhéu

Publicado em 26 de janeiro de 2022.