APROVEITE TODO O ALIMENTO

Como higienizar vegetais

Por Julia Guglielmetti

Acabar com o desperdício e usar os vegetais em sua totalidade, preparando refeições com cascas, talos, sementes, folhas e outras partes que seriam descartadas, ajuda a economizar dinheiro, reduz a quantidade de lixo gerada em casa e ainda traz benefícios à saúde.

Higienização

Esse é um importante passo para aproveitar os alimentos integralmente. Além de remover sujeira e insetos de todas as partes dos vegetais, a higienização adequada também pode eliminar uma possível contaminação por vírus ou bactérias

1. Lavar em água corrente para retirar terra, sujeira e insetos;

2. Em seguida, deixar o alimento em uma solução de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água;

3. Após 15 minutos, é preciso enxaguar novamente em água corrente.

"Há também alguns produtos como Hidrosteril. Mas água sanitária é a de mais fácil acesso. É importante verificar no rótulo se o produto pode ser usado em alimentos, se tem concentração de hipoclorito de sódio de 2% a 2,5%, se é sem adição de detergente e se tem registro no Ministério da Saúde", explica Cláudia.

O ideal seria consumir alimentos orgânicos, mas como não são acessíveis à maior parte dos brasileiros, a nutricionista indica comprar os vegetais da safra, que costumam ter menos agrotóxicos.

No site da Ceagesp há uma tabela de sazonalidade dos vegetais. Segundo Cláudia, a lavagem com água sanitária/hipoclorito de sódio também pode ajudar a minimizar um pouco a quantidade de agrotóxicos.

Alimentos da safra

Enquanto durar a pandemia, o recomendado é que a higienização seja feita imediatamente ao chegar do supermercado ou da feira, para não contaminar a geladeira.

Mesmo se você ainda não incorporou o aproveitamento integral ao seu cotidiano e não for consumir a casca do alimento, corre-se o risco de contaminar os demais produtos da geladeira, caso esteja infectada.

Conceito de cozinha sem resíduo ensina que aproveitar o que jogaríamos no lixo, faz bem para a saúde e o bolso

Quer saber tudo sobre aproveitamento integral de alimentos?

Edição: Fernanda Schimidt

Reportagem: Julia Guglielmetti

Publicado em 14 de abril de 2021