para maratonar

10 documentários que vão mudar como você pensa sua comida

O que colocamos no nosso prato impacta a nossa saúde, o planeta e outras vidas. Para nos ajudar a fazer escolhas melhores, documentários expõem dados, estudos, informações e histórias sobre alimentação e suas consequências. 

O impacto humano na vida marinha é exposto nesse filme. Rejeitando o conceito de pesca sustentável e afirmando que a destruição do ecossistema marinho é causada pela indústria pesqueira, o documentário critica organizações e faz acusações sobre a corrupção do setor.

Seaspiracy (2021)

O filme expõe os reais motivos dos incêndios florestais na Amazônia e o ritmo alarmante de desmatamento no Brasil, responsabilizando as nossas escolhas alimentares, a corrupção política, a ganância corporativa e os crimes contra as pessoas e a natureza.

Título original: Takeout

Amazônia em Chamas (2020)

Os benefícios da alimentação à base de vegetais para atletas é o tema central do documentário, que cobre histórias de sucesso de esportistas e estudos científicos.

A equipe do filme conta com nomes estrelados como James Cameron, Arnold Schwarzenegger, Jackie Chan, Lewis Hamilton, Novak Djokovic e Chris Paul. 

Título original: The Game Changers

Dieta dos Gladiadores (2018)

O documentário relaciona problemas de saúde com os produtos de origem animal, como a ligação entre o consumo de carne de frango ao câncer de próstata, o aumento do nível de colesterol no sangue por causa dos ovos, a intolerância à lactose do leite, o alto índice de mercúrio encontrado na carne de peixe e o uso indiscriminado de antibióticos em animais para o abate.

What The Health (2017)

Apresentado pela ativista Nina Rosa, o documentário brasileiro exibe o que se esconde por trás do hábito de comer carne e como isso interfere na saúde, no meio ambiente e no bem-estar dos animais. 

A Carne é Fraca (2005)

O documentário canadense examina o papel do açúcar na indústria de alimentos, abordando questões políticas e de saúde e questionando as disparadas taxas de obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

Título original: Sugar Coated

A Sedução do Açúcar (2015)


Em algumas décadas, a população mundial chegará a 10 bilhões de pessoas. Como iremos nos alimentar sem destruir o meio ambiente? Essa é a questão que o filme alemão investiga.

O documentarista viaja o mundo buscando soluções sustentáveis que poderão garantir a produção de alimentos para o futuro.

Título original: 10 Billion - What's on Your Plate?

10 Bilhões: O que tem
para comer? (2015)

O documentário acusa problemas e efeitos negativos causados pela criação de gado no meio ambiente.

Contestando organizações, empresas e filiais do governo sobre a sustentabilidade do agronegócio, o filme apresenta dados comprovando os danos que a carne gera ao planeta, incluindo a absurda emissão de gases do efeito estufa.

Cowspiracy (2014)

Defendendo a dieta à base de vegetais, o documentário alega que, com uma alimentação com baixo teor de gordura, rica em alimentos integrais e reduzida em refinados e ultraprocessados, é possível evitar ou reverter diversas doenças crônicas.

Forks Over Knives (2011)

Examinando a agricultura empresarial nos E.U.A, o filme conclui que o agronegócio produz alimentos que não são saudáveis, são prejudiciais ao meio ambiente e abusa tanto dos animais quanto dos empregados. 

Food Inc (2008)

Edição: Fernanda Schimidt

Reportagem: Julia Guglielmetti

Publicado em 14 de maio de 2021