Mundo sem fome

Nutricídio pós-covid ameaça negros e pobres. Como construir 'novo normal' com alimentação saudável acessível?

Gabriele Roza Colaboração para Ecoa, do data_labe Giulia Santos

Quantos fins de mundo são necessários para acabar com a fome e com a insegurança alimentar? Hoje, segundo a ONU, 820 milhões de seres humanos passam fome. É mais do que toda população da Europa e da Oceania juntas.

Ativistas e pensadores, como Ailton Krenak, Lisiane Lemos e Sidarta Ribeiro têm imaginado novos futuros possíveis para a vida pós-pandemia, mas, infelizmente, os dados mostram que o futuro seguirá desigual. Como resultado da crise gerada pela pandemia da covid-19, a população em condições de extrema pobreza na América Latina e Caribe pode chegar a 83,4 milhões de pessoas em 2020, 15,9 milhões a mais do que hoje. E, com mais pobreza, vem mais fome.

Segundo pesquisa, realizada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o aumento do desemprego e a queda na renda geram uma mudança na dieta das famílias.

Muitas pessoas passam a optar por alimentos mais baratos e de menor qualidade nutricional, com mais gorduras saturadas, açúcar, sódio e calorias.

Giulia Santos

Tomara que não voltemos à normalidade, pois, se voltarmos, é porque não valeu nada a morte de milhares de pessoas no mundo inteiro

Ailton Krenak em "O amanhã não está à venda"

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O nutricídio da população negra

No Brasil, é fácil intuir qual a população mais afetada por esses dados. insegurança alimentar atinge mais a população negra, nordestina, rural e com pouco estudo, segundo a PNAD 2013 do IBGE A pesquisa revela que, em 2013, um em cada três domicílios cujas pessoas de referência eram negras (29,8%) estava em insegurança alimentar. Enquanto os lares referenciados em brancos na mesma situação era praticamente a metade (14,4%, ).

É difícil discutir a qualidade da comida que chega à mesa quando muitos cidadãos, sobretudo negros, ainda lutam pela sobrevivência. No entanto, o acesso à comida de qualidade precisa ser debatido. O nutricídio, termo cunhado pelo Dr. Llaila O. Afrika para descrever a destruição nutricional da raça negra, cresce a todo vapor. Um terço dos alimentos consumidos cotidianamente pelos brasileiros está contaminado pelos agrotóxicos, segundo dados da Anvisa de 2011. Em 15 anos, o consumo de agrotóxico no Brasil aumentou mais de 180%. Só nos últimos 2 meses, 118 novos agrotóxicos foram liberados.

O que as pandemias têm a ver com o meio ambiente?

"Pô, mas por que não está todo mundo morrendo de câncer, então?" A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) ressalta que os efeitos crônicos podem ocorrer meses, anos ou até décadas após a exposição aos agrotóxicos, manifestando-se em várias doenças como cânceres, malformações congênitas, distúrbios endócrinos, neurológicos e mentais.

A grande questão que a pandemia escancara é que pessoas negras e pobres morrem também pela alimentação. Não só pela falta dela, mas pelo que ela causa. Hipertensão e diabetes, doenças que integram o grupo de risco da covid-19, são mais comuns em negros. Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 2017, a diabetes mellitus tipo II atinge as mulheres negras 50% a mais do que as mulheres brancas. De acordo com o estudo do ELSA-Brasil, a hipertensão atinge 30,3% dos brasileiros brancos e 49,3% dos pretos.

Não por acaso, o número de negros mortos por coronavírus é cinco vezes maior no Brasil, como mostra a análise dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde feita pela Agência Pública. O Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo evidencia que o risco de pessoas negras morrerem pela covid-19 é 62% maior em relação à população branca em São Paulo.

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Uma agricultora ecológica na favela

Ana Santos, agricultora urbana e moradora da Favelinha, uma das favelas do Complexo da Penha, no Rio de Janeiro, mostra que um outro futuro é possível. Ela é co-fundadora do Centro de Integração na Serra da Misericórdia (CEM), um espaço que busca promover a soberania alimentar a partir da agricultura urbana na Serra da Misericórdia, a última área verde da Leopoldina, região da Zona Norte do Rio. Ana e outras mulheres do CEM produzem comida saudável e sem agrotóxico na favela e para a favela.

A horta comunitária vai na contramão ao sistema alimentar que produz fome e doenças, gera mais desmatamento, desequilíbrio ecológico, assassinatos de indígenas, quilombolas e outras populações tradicionais em conflitos agrários. A partir do CEM e da rede Arranjo Local da Penha, elas criaram um outro coletivo para organizar as entregas dos alimentos da horta para os moradores que passam por situação de insegurança alimentar na pandemia.

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O agronegócio pode querer ser pop, mas 70% da comida que enche a barriga dos brasileiros é produzida em pequenas propriedades por gente como a Ana. O MST, principal movimento brasileiro na luta pela reforma agrária, é, também, o maior produtor de arroz orgânico da América Latina. Apesar disso, o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) paralisou os projetos de reforma agrária, desde 2019.

A luta socioambiental é uma luta das pessoas mais pobres. Quando a calamidade ambiental ou sanitária acontece, quem sofre mais são as pessoas negras e periféricas. Não são vítimas apenas da fome, mas também de inundações, poluição, intoxicações e doenças epidêmicas. Uma pesquisa britânica prova que limitar o aumento da temperatura média global a dois graus centígrados poderia evitar 3,3 milhões de casos de dengue por ano na América Latina e no Caribe. De acordo com o estudo, o Brasil seria o maior beneficiado. O país evitaria 500 mil casos de dengue por ano até 2050. Mas, se a emissão de gases se mantiver no ritmo atual, teremos 7,5 milhões de novos casos de dengue por ano no mundo. Este é apenas um exemplo do que as mudanças climáticas, em decorrência das atividades humanas como a agropecuária e o desmatamento, causam na população dos países mais pobres.

Medidas do governo que aumentam a insegurança alimentar

Giulia Santos

Ana Santos mostra que não precisamos inventar a roda. Ela se recorda do quintal da avó com plantações de milho, árvores frutíferas e plantas medicinais.

"Era um hábito na família, era tão comum, fazia parte da gente e a gente não se dá conta que esse é o futuro. Podemos trazer o que era passado pro novo. A agroecologia ao mesmo tempo que é uma técnica, é também movimentos de resgate de uma cultura, de uma ancestralidade", diz a agricultora do Complexo da Penha.

Duas filosofias para um novo mundo

  • Teko Porã

    Significa "Bem Viver" em guarani e representa uma cosmovisão ancestral, que preza pela realização plena da vida no planeta. A filosofia está presente em diversos povos originários na América Latina, Sumak Kawsay (quíchua), Suma Qamaña (aimará). O termo se refere a ideias sobre o Bem Viver em comunidade, uma forma de vida em harmonia, uma busca por equilíbrio nas relações entre as pessoas e o meio ambiente, também compreendendo-o como um ser vivo e ativo.

  • Ubuntu

    É uma filosofia africana traduzida como "Humanidade para os outros" ou "Sou o que sou pelo que nós somos". O fundamento é geralmente associado à África Subsaariana e às línguas bantu. Trata da importância dos relacionamento das pessoas. O "Nós" também pode se referir à natureza, como explica a pesquisa Filosofia Ubuntu. "Ele indica que não há existência para a pessoa humana senão uma existência situada através da natureza", explica o pesquisador Francisco Vasconcelos.

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original.

Esta reportagem faz parte da parceria entre data_labe, Gênero e Número, Énois e Revista AzMina na cobertura do novo coronavírus (Covid-19) com recortes de gênero, raça e território. Acompanhe nas redes e pelas tags #EspecialCovid #COVID19NasFavelas #CoronaNasPeriferias.

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