24% das pessoas doariam dinheiro se time do coração pedisse, mostra estudo
Tem mais: para 93% das pessoas, agrega positivamente para a imagem de atletas o vínculo a campanhas de doação. E 63% das entrevistadas querem ajudar pessoas que necessitam mais que elas próprias.
Essas e outras informações importantes para o debate sobre a cultura de doação no país aparecem no estudo Doar Brasileiro: Esporte, lançado na terça-feira (20) no Museu do Futebol, em São Paulo. O trabalho do Instituto MOL em parceria técnica com a Talk ouviu pessoas de todo o país.
Eu gosto muito do que elas estão fazendo: atravessando uma conversa que envolve as questões socioambientais do país no caminho e no cotidiano das pessoas. Ainda serão lançados estudos sobre música e games, com a mesma estrutura e objetivos: criar uma imagem sobre a maneira como as pessoas conectadas a um determinado universo se relacionam e apoiam as questões sociais. A equipe do estudo chama estes grupos de interesse de "territórios de mobilização". Também gosto de pensar assim.
Quando 91% das pessoas entrevistadas dizem que teriam uma boa impressão ao ver campanhas de doação sendo lançadas em eventos esportivos, isto deixa um recado direto a organizadoras Brasil afora: vocês são o coração dessa conversa, vocês podem mudar tudo. Considerem olhar o tema mais estrategicamente.
E quando 58% afirmam que anúncios durante eventos esportivos incentivam muito a doar, aí o recado é para quem toma as decisões nos espaços de mídia: olha o poder que vocês têm. Atletas, há um dado que é um recado aqui para vocês: 20% doariam dinheiro a partir do chamado pessoal de cada um. Entendem o tamanho que vocês têm na imaginação popular?
O Brasil caiu 71 posições no ranking global de generosidade e agora ocupa o 89º lugar entre os países que mais realizaram doações em 2022, de acordo com o World Giving Index. São muitas as explicações para essa queda, boa parte delas conversam com a maior crise sanitária e social que tivemos em séculos, a pandemia do novo coronavírus. A vida de todas as pessoas foi transformada radicalmente naquele contexto. E quem nunca considerou doar, não considerou por quê? O estudo também traz pistas sobre isso.
Para 8 em cada 10 pessoas, a transparência com as metas de uma campanha de doação é um decisor inegociável. E tem mais: a maneira como o dinheiro será usado, no que será transformado, também é algo muito importante para a população brasileira.
Quando 68% das pessoas entrevistadas dizem concordar que doar dinheiro deveria ser um costume para mais pessoas, mas essa é só a quarta maneira de apoiar uma causa, há um recado para vários campos da sociedade: e se fizéssemos uma aliança para apoiar de maneira direta quem está transformando os brasis em favor de um Brasil radicalmente melhor para todos os seres? Federações, clubes, atletas e imprensa: e se este movimento começasse por vocês?
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