Topo

Tony Marlon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

5 dicas para te ajudar a mudar o mundo neste fim de semana (e de graça!)

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

19/08/2022 06h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O título é apelativo, eu sei. A primeira coisa era essa, conseguir o seu tempo e atenção. É que outro dia eu soube que nos anos 1970 éramos impactadas por uma média de 500 mensagens por dia. Hoje, por 5 mil. Tantas histórias sendo recebidas, como escolher o que realmente importa? Perceba a palavra "importa": levar para dentro, importar.

Essa resposta eu não tenho, mas ontem pensei em algo que pode te interessar. O mundo parece um caos, perigoso demais lá fora de nós. Caindo: máscaras, governos, a verdade como mediadora da vida. A vergonha de alguns em defenderem a barbárie. E ainda: o mundo é grande demais, eu mal consigo cuidar de mim, quem dirá cuidar da minha rua, do bairro. Ajudar como posso um país inteiro.

Por isso, isso: começar pelo único lugar em que somos inteiramente responsáveis e temos total liberdade para fazer o que quiser, e como. Ou, como cantou o Renato Russo: para o seu governo, o meu Estado é independente. Ou seja: comecemos por nós mesmas. Vamos à primeira lista.

Se interesse pelo outro

"Um lindo dia na vizinhança" está disponível no catálogo da Netflix. É um filme sobre uma parte da vida do apresentador infantil Fred Rogers. Por décadas, Rogers trouxe um jeito original e próximo de pensar conteúdo educativo para crianças. No filme, ele é interpretado pelo Tom Hanks.

Assista e observe cada movimento do Tom. Se interessar pelo outro com toda a sua existência, é sobre isso. O Rogers do Hanks presta tanta atenção ao que a outra pessoa está dizendo que chega a incomodar.

É isso também, a gente está acostumada a escutar a outra pessoa só esperando a nossa vez de falar, de dizer que viveu uma coisa igual. Que uma vez, no verão de 1994, eu conheci alguém que era exatamente igual a essa pessoa que você está me contando.

Na próxima conversa, faça diferente. Converse como o Rogers do Hanks no filme, fazendo perguntas para saber mais sobre ela e o que sentiu naquela situação: é mesmo, mas você acha que ele fez isso por querer? Eu entendo, mas você se sentiu assim mais vezes na sua vida? Se interesse por quem está ao lado, faça ela sentir-se especial - como todas as pessoas são.

Troque "como você está" por "como você se sente hoje"

E é difícil, acredite. Há quem já tenha respondido: sim, por quê? Eu não pareço bem hoje?

Na correria da vida, a gente automatiza muitas coisas, uma delas é essa conversa abre alas, esse comecinho do papo que temos com todo mundo: o moço que nos atende no mercado, a moça que dirige o ônibus que leva até o destino. Aquele e-mail de trabalho que começa assim, mesmo que vocês não se conheçam: oi, tudo bem?

Da próxima vez, quando perguntarem como você está, ou se está tudo bem com você, não responda rápido. Pense e devolva contando como se sente. Hoje.

Algo como: olha, hoje eu me sinto um pouco triste, aconteceram algumas coisas essa semana que me abalaram um pouco, mas percebo que estou me recuperando. E você, como se sente hoje? Aperte enviar, prepare um chá. Espere a resposta.

Reconheça quem tenha feito algo do bem

Like é afeto? Outra resposta que eu não sei. Mas a terceira sugestão da nossa lista pode de ser uma boa em tempos de redes sociais: conte às suas amigas como foi incrível algo que ela disse, que ele fez.

Aquele jeito que de resolver uma situação que parecia complicada demais. Reconheça algo que te inspire ou emocione, que tenha lhe trazido aprendizados.

Reconhecer é diferente de elogiar, importante. Algo que tenha sido bonito ou engraçado, na verdade não importa tanto. O importante é: faça este reconhecimento diretamente para a pessoa, traga o nome dela para a frase: oi, pessoa, quando você me manda mensagem no fim de semana perguntando se eu estou descansando, eu me sinto muito cuidada e querida por você. Obrigado por ser essa amizade, você me faz melhor.

Depois, se quiser, publique nas redes sociais para todo mundo. O essencial aqui é: deixe as outras pessoas saberem, por você, que elas fazem coisas boas e bonitas no mundo. E que isso mexe com quem está ao redor, inspira. Feito mexeu e inspirou você.

Assista seu filme favorito -- e encoraje alguém a fazer o mesmo

Há 18 anos, o Pedro Bial deu a letra para todo mundo, não aprendeu quem não quis: use filtro solar. E não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida.

Ou seja, cuide de você, e bem, para estar inteiro e depois, quem sabe, cuidar dos outros, da sua rua, do seu bairro. Do país. Não adianta fazer ioga e não dá bom dia ao porteiro, lembra dessa frase? É a mesma ideia.

É que às vezes a gente pensa que para deixar o mundo um pouco melhor quando formos embora precisamos renunciar a nós mesmas e sair por aí fazendo coisas gigantes. Esquecendo até da gente, para cuidar de quem cruza nosso caminho, do mundo todo.

Tudo na vida é equilibro. Para um construir um bom "nós", é preciso existir deixar disponível para o mundo um bom "eu". Entregue a sua melhor versão ao mundo sim, mas não abra mão que ela, antes de tudo, para você mesma. O seu filme favorito, assista. Não abra mão dele.

E saia por aí tão feliz e inteira a ponto de contagiar quem estiver ao redor.

Não siga listas como essa

Transformar o mundo num lugar radicalmente melhor para todos os seres não é sobre fórmulas, é sobre decisões. Escolha as suas.