Topo

Tony Marlon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Aniversariante da semana, São Paulo é maior do que te contaram

Fandrade/Getty Images
Imagem: Fandrade/Getty Images

27/01/2022 13h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Você e eu sabemos hoje o quanto a imagem constrói a nossa imaginação e orienta nossos discursos sobre o mundo. Na época com 12 ou 13 anos, eu não sabia disso quando cheguei pela primeira vez em São Paulo. Tudo imenso demais, cheio demais. E diferente demais do que me contaram.

Por aqueles dias, começo dos anos 2000, a Internet era mais uma promessa do que uma realidade para as pessoas empobrecidas, que viviam nas periferias e favelas da cidade das oportunidades. A chamam assim até hoje. Primeiro um trabalho, o futuro a gente vê depois.

Então, foi pela TV, e por revistas e jornais que catava aqui e ali, que São Paulo foi se construindo dentro de mim. Isso explica e muito meu susto inicial ao descobrir que a cidade não se resumia à Avenida Paulista. Ou que o Estádio do Morumbi não era tão perto assim da casa de qualquer pessoa, como faziam parecer no futebol aos domingos. E ainda mais: nem todo mundo andava pelas ruas com telefones ao rosto, eram homens e usavam terno e gravata.

Existia uma distância entre a São Paulo contada e a em que eu fui morar, nas margens da cidade. Em alguns dias eu até duvidava de que havia me mudado mesmo, já que o Campo Limpo se parecia muito com a Nova Pampulha, uma das periferias de Belo Horizonte. Eu gostava das duas, mas só entendi isso muito tempo depois.

São Paulo completou 468 anos na última terça-feira, 25. E me lembrei como é que se constrói imaginações feito as que eu tinha aos 12 ou 13 anos: em momentos assim. As redes sociais se encheram de imagens de personagens e pontos muito específicos da cidade, alguns poucos e simbólicos nacionalmente. A comunicação oficial seguiu o mesmo caminho, não que eu esperasse algo diferente. São Paulo é maior que isso. Lindamente diversa e maior.

Lançado em janeiro de 2022, Extremo I SUL tem o talento e o olhar sensível de André Bueno numa coleção de imagens sobre a aniversariante da semana, a partir de uma de suas margens. Com fotos do Grajaú, Ilha do Bororé, Parelheiros, Barragem e Marsilac, André entregou ao mundo uma obra de arte que faz bem aos olhos e ao coração, que celebra vidas e lugares, mas que também é um importante documento histórico para lembrar ao mundo que existem muitas São Paulo dentro de São Paulo. Todas vivas, interessantes e que merecem a nossa atenção.

Feito André, existem muitas pessoas que têm construído essas outras possibilidades de imaginação sobre a cidade que não é só concreto e solidão, como dizem. Menos ainda é um lugar que se resume à Avenida Paulista ou à Faria Lima, como contam. São estes olhares que estão formando novos olhares sobre São Paulo, afirmando com sua arte e talento que não tem um canto dessa cidade que não seja a cidade também. E que toda existência é interessante. E histórica. A seguir, cinco perfis para você acompanhar.

Júlio Cesar

Tha Araújo

Gessé Silva

André Bueno

Sheila Signário