Topo

Tony Marlon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

12 podcasts para escutar o Brasil

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

10/04/2021 06h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Veio do texto que abre o Papo de Quebrada, produzido pelo ceilandense Max Maciel, a frase que motivou essa lista para expandir nosso olhar e percepção sobre este tempo e sobre nós. Diz assim a vinheta de abertura do podcast dele: uma visão periférica sobre a cidade, a política e o entretenimento.

Gostei deste resumo. É que é 2021 e ainda existem pessoas e instituições que acreditam que alguém que mora em uma favela ou periferia de Belo Horizonte, por exemplo, só sabe ou pode falar do seu bairro, e não a partir dele, o que é bem diferente. A cabeça pensa onde os pés pisam, como diz o poeta.

Uma grafiteira de Pedreira Prado Lopes tem sim uma leitura e uma opinião sobre onde mora. Mas essa artista possui, também, uma leitura e opinião sobre a arte e a cultura brasileira. Por quê não?

Ela é uma artista, e como tal, tem autoridade e conhecimento para opinar sobre o todo, não apenas sobre a parte que a sociedade acredita ser a única que lhe cabe: o seu bairro, a sua comunidade.

É uma crença que se enraizou e é assim: fale sobre a parte que lhe cabe do mundo, deixe que sobre todo o restante falemos nós, as mesmas pessoas de sempre. Você observa isso também?

Por isso, abaixo estão 12 podcasts que inauguram pensamentos, ideias e novos conhecimentos sobre os mais variados assuntos da vida brasileira, a partir de múltiplos lugares e pontos de vista. São programas de todos os cantos, sobre todos os assuntos e com os mais diferentes sotaques. Escute um a um e seja feliz.

Papo de Quebrada

Morador da cidade de Ceilândia-DF, Max Maciel tem 35 anos. Empreendedor social, pedagogo de Formação, é especialista em Gestão de Políticas Públicas em gênero e raça pela UNB (Universidade de Brasília). Papo de Quebrada é uma visão periférica sobre a cidade, a política e o entretenimento. Para começar a escutar, recomendo:

https://open.spotify.com/episode/0sWiM29ZGTN3JVthcqRQcG?si=ac6b71878ee042c1

Agência Tambor

Criada em março de 2018, a Agência Tambor é uma ação de apoio à comunicação livre, popular, comunitária e alternativa. É uma iniciativa da Sociedade Maranhense de Mídia Alternativa e Educação Popular Mutuca, em parceria com diversas organizações sociais. Para começar a escutar, recomendo:

https://open.spotify.com/episode/5WEXa8cqaPWnkH3p8rJoxS?si=GNtt2K22RiGEIbZmU30loQ

Existo: Norte e Nordeste Podcast

Podcast criado a partir de um intercâmbio entre as juventudes do Pará, Pernambuco e Fortaleza para discutir os assuntos que interessam a elas e a eles. Para começar a escutar, recomendo:

https://soundcloud.com/existo-nortenordeste/ep07_juventudes_e_saude_mental

Cartas das Periferias

Narrativas sobre os impactos produzidos pela covid-19 nas periferias de Porto Alegre. Para começar a escutar, recomendo:

https://open.spotify.com/episode/4dAW25Jwi39M5xHQ83G8Bh?si=_1qeadkARXWKh-GWk7OHpA

QuebraDEV

É um podcast de origem periférica com o objetivo de representar quem é de quebrada na área de tecnologia. Para começar a escutar, recomendo:

https://open.spotify.com/episode/57pTWgXZrqeFvbmN7EcoFX?si=p7GkBBtpTIiYN91URT7btA

Deixe de Pantim

Sertanejas inventivas, curiosas e desenroladas falando sobre tudo quanto é coisa. Para começar a escutar, recomendo:

https://open.spotify.com/show/7juFBJ9FrBZwgbm1o95xiy?si=p8vSurpmQXupaLjrCnuPHg

Os Maiores em Linha Reta

Podcast pernambucano falando sobre grandes pessoas e histórias da terra dos mais altos coqueiros. Para começar a escutar, recomendo:

https://open.spotify.com/episode/4e2gTHgVZYJ61LjiIKZVKV?si=mPNt25i6TQqj8vcOsVTOvA

Budejo

O podcast que leva o Cariri, no Ceará, aos ouvidos do Brasil, falando sobre os mais diversos assuntos e temas. Para começar a escutar, recomendo:

https://open.spotify.com/show/2xLiCmpfRqzDZkwvSpkC6O?si=hgtJ30NMQEuhh0kQB8ngEw

Rede Wayuri

O podcast da Rede Wayuri é produzido por 20 comunicadores de 10 diferentes etnias do Rio Negro, Amazonas, desde novembro de 2017. E é o primeiro boletim de áudio produzido por comunicadores indígenas periodicamente no país. Para começar a escutar, recomendo:

https://open.spotify.com/episode/02k7VW9Hk4b1HNcjOfa4Pf?si=60f036a0f3504668

Originárias

Programa de entrevistas, é o primeiro podcast no Brasil de músicos e artistas indígenas do século XXI. Para começar a escutar, recomendo:

https://open.spotify.com/episode/0PL4jXY83nFlPJsKpuZn1L?si=b1ad76806d2b48a3

Quebra das Ideias

Criado pela Periferia em Movimento, o podcast conversa sobre assuntos e temas que se relacionam ou interessam de maneira direta as periferias e favelas. Para começar a escutar, recomendo:

https://open.spotify.com/episode/6mAbGqM3JC32sgK75dGZIW?si=KdzkMvAeTr67UMIV7qJcwQ

Data Lábia

É um podcast sobre favelas e seus moradores, narrado a partir da Maré, no Rio de Janeiro. Aqui levantamos problemas e soluções para imaginar cidades mais justas e felizes. Para começar a escutar, recomendo:

https://open.spotify.com/episode/6BZzCnblxtoglVGpZLgJLL?si=5C0gsxWlSAS46-hr9DNyNQ