Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Trilhas lúdicas e os caminhos do aprendizado infantil
Na cidade de Crato, região do Cariri cearense, um grupo de treze crianças sai em exploração pelos arredores da creche Nossa Senhora de Fátima. A média de idade é de quatro anos, e ao longo do passeio elas vão contando sobre o que gostariam de ver nos arredores da escola, do que gostam de brincar e suas cores preferidas.
Foi em uma tarde de maio que a ação de escuta lúdica com crianças levou a turma de pequenos para fora do centro educacional e, com um olhar diferente para os muros e calçadas do bairro, imaginando seu potencial para receber intervenções que poderiam ser feitas.
Além de pinturas no piso e muro ao redor do terreno, a praça e quadra de esportes em frente à creche ganharam intervenções coloridas, temas, números e formas geométricas. No dia combinado, a comunidade escolar se juntou aos vizinhos, pintores, desenhistas e contadores de histórias do bairro para o mutirão do chamado Dia D. O dia que trouxe cor ao cimento.
Em Sobral, a Rua Professora Francisca Rocha e os Centros de Educação Infantil Dolores Lustosa e Darcy Ribeiro também participaram da ação, escolha que levou em conta estar em território prioritário na prevenção da violência. As intervenções urbanas são a coroação do Trilha Crescer Aprendendo, uma iniciativa da United Way Brasil que inclui encontros com cuidadores, formação parental e integração com o poder público local.
A Trilha se divide em 4 estações, com sugestões de atividades que enfocam aspectos diferentes do desenvolvimento infantil: Jogos de Chão, Parede Interativa, Horta Educativa e Corpo e Movimento.
"A primeira infância é a mãe de todas as causas" defende Paula Crenn Pisanesch, Gerente de Programas da United Way Brasil. Ela explica que o coração do projeto, uma das frentes do programa Crescer Aprendendo, é promover o aproveitamento dos espaços públicos como promotores do desenvolvimento das crianças, afinal, os pequenos cidadãos interagem com o espaço urbano desde sempre. Quando o território é convidativo, representa um mundo infinito de possibilidades para os bebês e crianças pequenas experimentarem sua cidade.
"Lançar a Trilha Crescer Aprendendo em Crato e Sobral é especial para nós, da UWB, porque está no nosso DNA trabalhar em rede. Reunir tantos atores para realizar esse objetivo é inspirador! O mais bacana foi perceber que essa iniciativa complementa um trabalho de formação, no dia a dia, para que pais e responsáveis possam acolher e cuidar melhor de suas crianças, apesar de todas as adversidades destes tempos", completa Paula.
O coletivo interdisciplinar Lîla participou com engenheiros e arquitetos, desenhando o formato das trilhas e sugerindo intervenções, enquanto às professoras coube familiarizar as crianças com a trilha e incluir seus elementos na rotina escolar. Agora as atividades externas contam com cores, números e formatos pintados pela rua para trabalhar conteúdos de forma divertida. E ao ar livre!
"A trilha não é só pras crianças da creche, mas para a comunidade, o que a gente quer é ter uma cidade inteira lúdica", prevê Nadine Landim, pedagoga com mais de uma década de experiência na educação infantil, moradora da comunidade e hoje parte do projeto como formadora de professores.
Ela conta que os próximos passos são manter o cuidado com a horta, que já provê legumes para o lanche da creche, e garantir que as crianças estejam ocupando o espaço, além de, é claro, expandir a ideia para outros bairros da cidade. "Já estamos organizando oficinas com outras escolas de ensino infantil, a trilha explora muito o lúdico e, se cada um fizer um pouquinho, tenho certeza que Crato vai ficar incrível para a primeira infância", completa.
A especialista em educação infantil sabe que comunidades que conseguem se aproximar das escolas, creches e outros serviços públicos se tornam mais seguras, mais amigáveis e colaborativas, em um ganha-ganha sem perdedores. As crianças, em especial, se beneficiam ao crescer em territórios mais vivos e interativos. Propostas semelhantes às trilhas lúdicas também já foram implementadas em Medelin, na Colômbia, Eindhoven, Holanda, e em Boa Vista, capital de Roraima, mas vem se multiplicando por aí.
Cada cidade a seu modo, a ideia é usar caminhos divertidos para conectar escolas e creches à espaços públicos e serviços da cidade, proporcionando ambientes que incentivem a aprendizagem, o convívio familiar e comunitário. Afinal, para os bebês e crianças pequenas, toda experiência é uma oportunidade de desenvolvimento. E por aí, como pensar espaços urbanos mais coloridos, acessíveis e convidativos para a sua comunidade?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.