Topo

Milo Araújo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Considere ir de bike! Veja dicas para iniciantes

iStock
Imagem: iStock

25/03/2022 13h09

Tem sido difícil se mover de um ponto para outro pela cidade. A contínua alta de preços dos combustíveis tem assustado bastante a todos. E não é para menos! Atualmente é fácil deixar uma pequena fortuna nas bombas, uma carona se tornou um ato de amor e há quem desista de viagens por conta do elevado valor do tanque cheio. Ou seja: quando o assunto é gasolina, não existem rostinhos felizes.

Nesse contexto, um meio de transporte tem se sobressaído. O número de pessoas aderindo às bicicletas cresce. E de fato, é só olhar pra rua durante alguns minutos pra gente notar a passagem de alguns ciclistas dentro desse intervalo de tempo. O motivo é triste (alta dos combustíveis), porém é interessante ver as pessoas se permitindo experimentar algo diferente. Sinto que o ciclismo urbano é uma porta que, depois de aberta, já era, é paixão na certa!

Se você que me lê neste momento acha que não é pra você, mas secretamente, lá no fundo do seu coração, sente aquela admiração quando vê uma ou um ciclista deslizando pela rua, considere andar de bike. Entendo que é complexo pensar nisso quando não se tem intimidade com a bicicleta ou com a rua, mas esses são pontos que podem facilmente ser trabalhados. Vou listar aqui algumas dicas para iniciantes:

Antes de se jogar na rua, treine num ambiente seguro

Para quem aprendeu a pedalar depois de adulto, é importante dominar a bicicleta antes de começar na rua aberta. Treine primeiro num parque ou rua fechada até se sentir mais confiante.

Pedale acompanhado

Se você procurar direitinho, vai achar algum amigo que anda de bicicleta por aí. Converse com ele ou ela sobre o assunto e marquem para pedalar juntos. Você pode começar com pedais menores aos finais de semana só pra criar mais experiência. Andar com uma amizade mais experiente sempre ajuda a gente a aprender mais sobre como se comportar na rua.

Conheça seu trajeto

Antes de usar a bicicleta para ir até o seu trabalho durante a semana, pesquise o trajeto antes e treine em dias e horários mais tranquilos. Simule a rota no mapa online e estude as ruas o quanto achar necessário. Faça o trajeto durante o final de semana para entender onde tem ciclofaixa, se tem algum viaduto no caminho, se existem vias que são contramão etc.

Pedale com calma

A pressa é inimiga de qualquer ciclista, mas ela é mais inimiga do ciclista iniciante. Saia com antecedência para não precisar correr nem furar faróis.

Procure grupos de bike

Existem centenas de grupos de bicicleta que pedalam durante a noite na cidade de São Paulo. Se envolver com esses ciclistas é uma maneira muito legal de conhecer novos caminhos e desenvolver mais segurança, além de fazer novas amizades.

Dica final: divirta-se!

Você vai ver que andar de bicicleta é muito mais legal do que ficar parado no trânsito torrando gasolina cara. ;)