Topo

Milo Araújo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Aplicativos para otimizar a mobilidade urbana

iStock
Imagem: iStock

11/03/2022 16h12

Não é de hoje que o celular é uma ferramenta poderosa na mão da população e tem sido porta de acesso à internet para uma grande parte da população — seja da área rural ou urbana. Segundo o IBGE, 8 em cada 10 dos brasileiros com 10 anos ou mais têm aparelhos celulares para uso pessoal, com ou sem internet. E o percentual de acesso à web por celular cresceu de 98,1% em 2018 para 98,6% em 2019.

O primeiro aparelho celular chegou ao Brasil no início da década de 1990. Com uma tela bem diferente do que vemos atualmente, era de uma cor só, meio esverdeada e só cabiam os dígitos da numeração de um telefone. O modelo era um Motorola PT-550 e ficou conhecido como "tijolão" devido ao grande seu peso. Hoje os aparelhos evoluíram, há modelos que cabem dentro de um envelope.

E, para a mobilidade urbana, o celular tem sido uma mão na roda. Existem inúmeros aplicativos que podem facilitar a vida das pessoas nesse quesito. Separei 3 que, para mim, se destacam nas categorias transporte público e mobilidade ativa para indicar.

Transporte público: Moovit

O Moovit traz informações sobre o transporte público de várias partes do mundo — são 600 cidades em 60 países. No Brasil, 40 delas fazem parte da base do aplicativo. Com ele você pode pesquisar as linhas dos diversos transportes públicos da sua cidade, incluindo os horários e as rotas de cada um. Se você indicar para onde quer ir, o app sempre apresenta pelo menos três opções, mostrando a rota mais rápida, a mais longa e a mais barata. Se o transporte for ônibus, por exemplo, o Moovit também avisa na hora em que você precisar descer. Vale destacar que ele também exibe rotas para quem deseja realizar uma rota a pé. Ele também indica rotas usando aplicativos de compartilhamento de veículos e locação de bicicletas.

Recarga de Bilhete de Transporte: RecargaPay

O RecargaPay é o aplicativo de pagamentos com o maior número de cartões de transporte compatíveis e diversas formas de pagamento, incluindo Pix. Ele é gratuito, com serviços de mais de 15 cidades, e a plataforma ainda oferece um serviço de cashback para as recargas feitas com a sua carteira digital. Ah, e a recarga é automática. Após pagar pelo app, você pode validar o seu bilhete nas máquinas de recargas que se encontram tanto no metrô como nos ônibus logo em seguida, conforme minha experiência aqui em São Paulo.

Bicicleta: BikeMap

O BikeMap é um aplicativo ideal para ciclistas terem no celular. A plataforma oferece a localização de ciclovias, rotas mais seguras e locais que oferecem apoio aos ciclistas. A tela inicial do serviço apresenta um mapa onde ciclovias e locais seguros são apresentados em linhas verdes. Além disso, você também pode explorar rotas por níveis de dificuldades que os usuários já adicionaram, incluindo informação de altimetria e distâncias a se percorrer e o tipo de bicicleta usada na rota. É possível baixar o mapa da rota para uso offline e se planejar economizando dados, além de sincronizar em um smartwatch que use o app Smartwatch Wear da Google.

Com interface simples e intuitiva, o aplicativo não traz qualquer dificuldade de uso para os usuários. O processo de login também é simples e rápido, podendo logar com sua conta do Facebook ou Google. O recurso colaborativo é outro ponto que merece destaque. O aplicativo conta com um botão que permite aos usuários indicarem novos locais dentro do mapa para que outras pessoas possam encontrar pontos de interesse, como bicicletários, locais de aluguel de bicicletas compartilhadas e oficinas, locais com acidentes e obstáculos.

Essas são só algumas dicas de alguns dos aplicativos a serem explorados. Vale a pena se utilizar da tecnologia que para uma melhor experiência e otimização da vida no trânsito. Você tem alguma dica de aplicativos? Já usou algum desses? Divide aí com nossos colegas sua experiência nos comentários.