Topo

Milo Araújo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

A importância da coletividade

iStock
Imagem: iStock

11/02/2022 13h56

O termo coletividade pode ser usado para designar tanto algo relacionado ao grupo quanto um grupo em si, que tenha interesses e objetivos semelhantes. Quem circula de bicicleta em algum momento da vida em seus trajetos diários com certeza já cumprimentou outro ciclista ao se cruzarem ou por estarem andando no mesmo sentido de uma via. Isso tem relação com o senso de coletividade. As pessoas tendem a se conectar com outros que têm interesses em comum e, a partir do pensar em coletivo, formam grupos.

Como esse pensamento pode beneficiar os ciclistas? O primeiro e mais importante benefício de pensar no coletivo é justamente a ajuda mútua que você pode obter a partir do grupo. Afinal, a cooperação é uma via de mão dupla, o que, certamente, é muito útil para todos os envolvidos. A troca acontece a todo momento. Pessoas engajadas em um mesmo objetivo constroem estruturas, alicerces muito mais consistentes. Pensar na coletividade é pensar nos indivíduos e no seu bem-estar. Seja físico ou psicológico.

É comum ver grupos de pedal circulando pela cidade, e esses grupos são muito importantes, tanto para ciclistas iniciantes, como para os ciclistas mais experientes. Circular pela cidade não é uma tarefa fácil, principalmente para o iniciante. Não é fácil expor seu corpo em meio ao trânsito caótico do dia a dia. Mas nem por isso devemos deixar de ir pra rua e exercer o direito de estar nela. E se você está em um grupo, a tendência é se sentir mais seguro. Existe um bom motivo para que a humanidade tenha formado tribos, clãs, vilas, cidades e civilizações ao longo da sua história. Ser parte de um grupo gera segurança. Não só por ter várias pessoas com as quais contar, mas também pelo efeito moral. Uma mente mais forte é uma mente mais segura.

Se você se sente insegura ou inseguro em sair com sua bicicleta pela cidade, busque pedalar com alguém, ou algum grupo inicialmente, mas não deixe de exercer seu direito de pedalar. Esse senso de coletividade no ciclista existe. Em toda região sempre tem um grupo de pedal pronto para acolher novos ciclistas e te apoiar.

Espero que um dia eu passe por você e te cumprimente, ou até mesmo que um dia estejamos pedalando juntos.