Topo

Milo Araújo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Os melhores presentes que você pode dar para um ciclista

SrdjanPav/iStock
Imagem: SrdjanPav/iStock

24/12/2021 11h25

Nesse ano houve um grande aumento no número de ciclistas, como já foi dito aqui neste blog e por vários sites afora ligados à mobilidade.

Em meio à pandemia, por conta do distanciamento, as pessoas procuraram experimentar outras opções de modal como a bicicleta. E essa foi uma escolha aprovada por muitas delas. A grande maioria não pretende largar mais dessa opção e está fazendo uso diário da bicicleta como modalidade de transporte, além de recreação.

O maior reflexo dessa tendência foi o crescimento de bicicletas vendidas no Brasil: 34,17% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. O número é da Aliança Bike, que acredita inclusive que a alta vai continuar nos próximos anos.

O ano de 2021 foi puxado, e quem chegou até aqui, graças à vacina, vai poder se encontrar com seus familiares. E em tempo de comemorações cristãs, um dos momentos mais esperados é a troca de presentes - depois daquela bela ceia, é claro. Daí você vai encontrar com aquele seu/sua, parente ciclista e pensa, "qual seria o melhor presente, ou presentes, para ele/ela?

Olha, minhas sugestões, atualmente, não são materiais e de fácil aquisição. Exigem uma certa dedicação, mas tenho certeza de que você pode ajudar a conquistar.

Respeito no trânsito

Quando se pensa nos meios de transportes utilizados pelas pessoas pode-se lembrar, consequentemente, que os veículos motorizados sempre oferecem alguma proteção lateral para seus condutores e passageiros. Já para os ciclistas e pedestres esse tipo de proteção não existe e sua integridade física depende, também, do comportamento de quem está se utilizando dos outros modais.

A bicicleta está inserida no trânsito como qualquer outra opção de transporte e a regra fundamental é simples: respeitar a distância lateral de 1,5 metro ao ultrapassar ciclistas, além de dar a preferência e facilitar a passagem em cruzamentos e conversões. Não adianta acelerar o carro, buzinar, gritar com o ciclista para sair da sua frente achando que ele está atrapalhando sua circulação. Ele tem direito igual ao de qualquer outro veículo e o que qualquer motorista deve fazer é simplesmente respeitar. O ciclista é só mais um no trânsito.

Ampliação da malha cicloviária

São Paulo é a cidade brasileira com a maior malha cicloviária do país nesse momento, com 695,2 quilômetros de extensão. Mas foi necessário muita luta para que esse número se tornasse realidade. Depois de vários anos parados, eles só voltaram a crescer com o Plano Cicloviário lançado em 2019. E a meta é aumentar em 300 quilômetros até 2024.

Mesmo não sendo ciclista, você é um cidadão, então ajudar a cobrar por melhores condições viárias e constante manutenção da via ciclística também já é de grande ajuda e beneficia a todos de um modo geral. Uma das maneiras é ficar atento nas consultas públicas no site da Prefeitura Municipal de São Paulo. As consultas públicas têm como finalidade a participação dos cidadãos nas questões de interesse coletivo, como forma de consensualidade no processo decisório sobre políticas públicas. Então, toda a ajuda é bem-vinda.

Ajudando com esses dois itens você já está dando um belo presente para o seu parente ciclista! De resto, dar aquele suporte emocional é de grande valia também, porque sair na rua e enfrentar o trânsito todo dia não é fácil.

Tenha um feliz Natal!