Topo

Milo Araújo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Use filtro solar para pedalar!

luoman/iStock
Imagem: luoman/iStock

10/12/2021 12h53

"Vem chegando o verão, um calor no coração?" Como é gostoso sair pra pedalar num dia de sol e se reunir com as amizades, não é? No final de semana passado, agora com a maioria das pessoas vacinadas e com a flexibilização da pandemia, tivemos nosso pedal mensal, em que nos encontramos para dar aquele giro pela cidade, aproveitando as ciclofaixas espalhadas pela cidade.

O pedal foi maravilhoso, com direito até a uma parada em uma festinha de rua. Porém, as consequências no dia seguinte não foram tão boas. Por conta da alta exposição ao sol, acabei esquecendo de me proteger. O dia estava bem ensolarado, no momento foi uma delícia, mas eu fiquei toda queimada e cheia de vermelhidão por todo o corpo. Eu me esqueci de passar protetor solar e os dias seguintes foram tão desagradáveis a ponto de incomodar até mesmo para deitar.

Por mais que as crenças populares digam o contrário, pessoas negras também precisam se proteger contra a exposição solar. A pele negra sofre menos do que a branca com a radiação solar, uma vez que a melanina, responsável pela pigmentação da pele, absorve os raios UV e diminui os efeitos nocivos da radiação. Só que não o suficiente para deixar a pessoa imune aos seus efeitos.

A falta do filtro solar no nosso dia a dia pode causar envelhecimento precoce, manchas e até o surgimento de câncer de pele, causados pela exposição excessiva e sem proteção adequada contra os raios UVA e UVB. Os raios UVB penetram mais superficialmente na pele e causam as vermelhidões e queimaduras solares. Eles são típicos das estações quentes do ano e representam apenas 5% da radiação. Esses raios se intensificam após as 9h da manhã e se perpetuam até as 16h, quando o Sol se posiciona mais diretamente com a Terra. Por isso, é perigoso se a pessoa não se prevenir corretamente. Alguns ciclistas, geralmente os que fazem treinos mais constantes, evitam pedalar entre o período das 10 horas às 16 horas para evitar essa grande exposição.

Já os raios UVA são os mais preocupantes para a saúde humana. Eles chegam até nós todos os dias, faça frio, chuva, neve, sol ou garoa. Ao nascer do dia, já estão em ação, independentemente de horário. Penetram mais profundamente em nossa pele e são responsáveis pelo envelhecimento precoce, manchas, alergias e doenças como o câncer de pele. Em relação aos raios UVB, os raios UVA representam 95% da radiação solar emitida pelo sol.

Então, além do filtro solar, existem vários acessórios que podem ajudar a tornar o pedal mais tranquilo, protegendo adequadamente dos raios solares, como óculos de sol, capacetes com viseiras, bonés, manguitos e camisetas com proteção UV. Sei que alguns ciclistas adoram ostentar suas "tanlines", mas não é interessante a longo prazo.

Só eu sei como é ótimo sair pra pedalar de shortinho e biquininho, mas não deixe que a falta de cuidados te impeça de curtir uma boa pedalada numa tarde ensolarada. Graças aos avanços no ambiente do ciclismo, é possível tornar seu pedal agradável, tanto no momento do pedal, como no dia seguinte, sem gerar sequelas graves num futuro.

Dica da tia Milo aqui e do tio Bial, use filtro solar e bom pedal!