Topo

Milo Araújo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bicicleta, uma viagem sonora

iStock
Imagem: iStock

Milo Araújo

02/07/2021 15h11

Já é sabido que a bicicleta vem encantando o ser humano desde sempre, como a música, que assim como a bike também expressa ideias, tem uma função emocional, expressando sentimentos.

Não dá pra negar que a música é uma linguagem, uma vez que é uma comunicação e expressão, e tem seus códigos específicos de representação.

A música é uma linguagem universal que se entende em todo o mundo, segundo a ciência, porque ultrapassa fronteiras e que qualquer pessoa é capaz de compreender.

Tendo isso como premissa, muitos artistas ao redor do mundo já declararam seu amor pela bicicleta. Desde o jazzista Nat King Cole, passando por Shakira e até o Red Hot Chilli Peppers. Tem até música cantada por um computador!

Eu resolvi separar uma história curiosa sobre uma música que já foi interpretada pelo jazzista Nat King Cole, pela banda Blur e um computador tanto na vida real como na ficção no filme "2001: Odisseia no Espaço". É a música: "Daisy Bell (Bicycle Built For Two)".

"Daisy Bell Bicycle Built For Two" ("Bicicleta Construída para Dois", em português) é uma música composta em 1892 por Henry Dacre, pseudônimo de Frank Dean, um britânico que tinha acabado de se mudar para os Estados Unidos, e tinha trazido com ele sua bicicleta.

Essa música também ficou conhecida na voz de Nat King Cole em 1963, no álbum "Those Lazy-Hazy-Crazy Days of Summer", que celebra as coisas que dá pra fazer nos dias e noites quentes de verão.

A música era tão popular que em um pouco antes da interpretação do jazzista, os cientistas John Kelly e Carol Lochbaum com a ajuda de Max Mathews, um pioneiro na música eletrônica, programaram o computador IBM 7094 para inaugurar uma nova era na computação e da música; a sintetização da fala e fizeram que o computador cantasse um trecho da música "Daisy Bell".

A reverberação deste feito ficou mais evidente depois que o escritor de ficção científica Arthur C. Clarke, que era amigo de Max Mathews, visitou o Bell Labs e ouviu o grande feito pelo computador e ficou maravilhado. Anos depois, imortalizou com uma homenagem no filme clássico de ficção científica, de 1968, produzido e dirigido por Stanley Kubrick, co-escrito por Kubrick e Arthur C. Clarke, baseado parcialmente no conto "The Sentinel", do próprio Clarke. Em "2001: Uma Odisséia no Espaço", o computador HAL 9000 canta a música enquanto ele é desmontado pelo astronauta Dave Bowman.

Segue uma playlist com mais músicas inspiradas pela bicicleta e que quem sabe não te inspire também a fazer coisas maravilhosas, como um simples ato de pedalar.