Topo

Milo Araújo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lugares de escape para passear de bicicleta em São Paulo

18.out.2015 - Ciclistas e pedestres circulam pela avenida Paulista, na região central de São Paulo, aberta para lazer neste domingo (18). Depois de dois testes realizados em junho e agosto, a prefeitura decidiu fechar a via para carros aos domingos, das 9h às 17h, apesar da oposição do Ministério Público - Junior Lago/UOL
18.out.2015 - Ciclistas e pedestres circulam pela avenida Paulista, na região central de São Paulo, aberta para lazer neste domingo (18). Depois de dois testes realizados em junho e agosto, a prefeitura decidiu fechar a via para carros aos domingos, das 9h às 17h, apesar da oposição do Ministério Público Imagem: Junior Lago/UOL

Milo Araújo

05/02/2021 04h00

Estamos na busca de ambientes ao ar livre, porque só eles para nos trazer um pouco de paz no meio dessa pandemia. Para mim, shopping nunca foi opção de passeio. Por isso, preparei uma lista de possíveis lugares para poder passear de bicicleta de presente de ano novo para vocês, que estão em São Paulo.

Parque Villa-Lobos

Localizado no Alto de Pinheiros, o Parque Villa-Lobos é uma das boas opções de lazer ao ar livre em São Paulo. O local possui 732 mil metros quadrados de área verde com ciclovia, quadras, campos de futebol, playground, aparelhos para ginástica, pista de cooper, lanchonete, anfiteatro e ,recentemente inaugurado, um bowl para a prática de skate.

Parque do Ibirapuera

Um dos parques mais famosos de São Paulo, o Parque do Ibirapuera tem atrações para todo tipo de público. Além dos museus, sua infraestrutura oferece aos visitantes campo de futebol, pista de corrida de seis mil metros, dois playgrounds e sete quadras poliesportivas; além de lanchonete e restaurante. Existe a possibilidade de alugar bicicletas. Dê preferência para passear por lá durante a semana ou durante as manhãs aos finais de semanas, pois o parque costuma encher no final de semana e fica difícil andar de bike.

Avenida Paulista

A avenida mais famosa da cidade (fechada aos domingos para carros fora da pandemia) é uma das opções preferidas para quem quer explorar um pouco do melhor que São Paulo tem a oferecer e, ao mesmo tempo, dar uma pedalada. Durante o percurso, feito inteiramente por meio de uma ciclovia, é possível visitar a Livraria Cultura, assistir um filme no Itaú Cultural, uma exposição no MASP ou na Japan House e tantas outras opções de lazer, gastronômicas e culturais.

Avenida Brigadeiro Faria Lima

A famosa Avenida Brigadeiro Faria Lima tem uma enorme concentração de pontos de retirada e devolução das bicicletas de aluguel (empresas de locação de bicicletas, olhem para as periferias também!) e uma ciclovia com cerca de dois quilômetros de extensão. A melhor parte é que a avenida dá acesso a diversos pontos importantes da cidade como o Largo da Batata, o Museu da Casa Brasileira e o Instituto Tomie Ohtake. E, aos domingos, dia que aumenta o fluxo de bicicletas, além da ciclovia habitual, rola por uma ciclofaixa extra

Parque do Carmo

Com 1,5 milhão de metros quadrados, o Parque do Carmo é uma das poucas áreas verdes remanescentes na zona leste da cidade. O local conta com flora diversificada e rica fauna de Mata Atlântica. Há também pistas de atletismo, cooper, campo de futebol, trilha ecológica, área para piqueniques, lanchonete, playground, um museu de ecologia, um anfiteatro ao ar livre reservado para shows e, é claro, uma ciclovia.


Minhocão

O Elevado Presidente Costa e Silva, conhecido popularmente como "Minhocão", é uma via expressa que liga o centro à Zona Oeste de São Paulo. Aos finais de semana, o local fica fechado para os veículos e se torna uma grande passarela onde os pedestres podem correr, caminhar, andar de bicicleta ou skate, por exemplo. Pedalar no Minhocão, pelo centro de São Paulo, é uma experiência tipicamente paulistana.

Ciclovia Rio Pinheiros

Com 21,5 km, a Ciclovia Rio Pinheiros é uma alternativa para o deslocamento diário, mais saudável e certamente menos estressante que dirigir por lá. A ciclovia liga a estação da CPTM Villa Lobos - Jaguaré até Interlagos e funciona diariamente das 5h30 às 19h. Por lá, existem pontos de apoio com banheiro, bebedouro e atendimento e os ciclistas devem estar atentos às capivaras e aos carros autorizados que circulam com velocidade reduzida. É certamente uma boa alternativa de deslocamento pelas zonas Sul e Oeste da cidade.

CERET

O Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET) é um grande local onde se elabora programações recreativas, educacionais, culturais, sociais, esportivas, cívicas e correlatas, localizado no bairro Jardim Anália Franco, distrito de Vila Formosa.

O CERET possui uma área de 286.000 metros quadrados, sendo que cerca de 90% é constituído de área verde e o restante dividido em construções dedicadas ao esporte e ao lazer. Por conter uma grande área verde, e consequentemente uma excelente qualidade do ar, é um dos melhores locais da Zona Leste de São Paulo para prática de corrida e caminhada, contendo três tipos de pistas, sendo uma oficial de atletismo com piso de carvão, com aferidos 400 metros tendo ao lado uma grande arquibancada com banheiros e vestiários, uma pista de asfalto com um percurso de 1600 metros e uma maior que circunda todo o local que é de terreno misto sendo parte de terra batida e outra de asfalto com 2200 metros.
Além do mais tem dois grandes campos de futebol, mais de uma dezena de quadras poliesportivas para prática dos mais diversos esportes coletivos como vôlei, basquete e futebol de salão, e várias quadras para prática de tênis.

***
Como toda lista é de experiência pessoal, aceito recomendações de outros lugares. Ah, recomendo principalmente aos ciclistas iniciantes e inexperientes irem aos domingos a esses lugares, dia em que a cidade está repleta de ciclofaixas que fazem ligações entre esses lugares além das ciclovias existentes. Lembrando também de sempre usarem máscara e manter o distanciamento social e sempre terem à disposição álcool em gel. Divirtam-se!