Topo

Milo Araújo

A ressaca de 2020

06/11/2020 04h00

Vocês têm a sensação de estarem dentro de um saco d'água sendo chacoalhados, feito peixinhos, por 9 meses consecutivos? Pois é. Fica até difícil escrever sobre bons hábitos, alimentação saudável e prática de esportes enquanto sofremos golpes de vários lados.

Repleto de reviravoltas, 2020 exigiu muito de nós, e ofereceu um contexto difícil para que fossem supridas suas exigências. É com esse olhar que escrevo esse texto. Hoje, estou procurando olhar com mais ternura para as minhas falhas pessoais.

Apesar de ter ficado dentro de casa praticamente o ano todo, me sinto mais cansada do que nunca. E eu conheço o caminho para a reenergização. Mas foi difícil me colocar de pé, empurrar os móveis da sala e fazer exercícios todos os dias ao mesmo tempo em que recebia a notícia da atualização dos mortos da pandemia do coronavírus.

Igualmente complicado desenvolver uma rotina alimentar balanceado, saudável e consciente enquanto você está morrendo de medo de perder seu emprego durante uma das piores crises econômica, ao mesmo tempo que sofre com a precarização dos modelos de trabalho e redução salarial.

A vida adulta nos pressiona de todos os lados. Pressão para ser uma pessoa bem sucedida na carreira, esteticamente dentro dos padrões de beleza, estar sempre por dentro de tudo o que está acontecendo no mundo e ainda hitar na internet. Ai chega 2020 e essas pressões se acumulam com uma pandemia global de um vírus até então desconhecido e uma crise econômica e política. Ah, não podemos esquecer também do isolamento social, que ajudou a dar aquela fragilizada na saúde mental da galera.

Muitos de nós, na verdade, aumentaram o consumo de álcool, cigarro e drogas no geral. Sem falar de descontar na comida toda a ansiedade descontrolada que foi - e segue sendo - todo esse mar de loucura que estamos atravessando como sociedade.

Portanto, procure PEGAR LEVE COM VOCÊ. Estamos passando por uma barra e nos sentindo mais isolados do que nunca. Muitas vezes, melhor do que você se esforçar todos os dias pra arrumar a cama e se cansando com esse singelo ato, é você assumir que as forças vitais andam um pouco escassas, e que em um outro momento, você arruma. Seja gentil com você mesmo. A ressaca de 2020 já é grande, e não precisa ser alimentada com mais ressaca moral. Não está fácil.