PUBLICIDADE
Topo

Não crie vírus de estimação. Utilize bem a sua máscara!

Na Inglaterra, estátua da rainha Victoria é fotografada com máscara durante pandemia do coronavírus - Anthony Devlin/Getty Images
Na Inglaterra, estátua da rainha Victoria é fotografada com máscara durante pandemia do coronavírus Imagem: Anthony Devlin/Getty Images
Milo Araújo

Milo Araújo é designer e diretora de arte, pedaleira, caminhadeira e agora escrevedeira. Aprendeu a andar de bike sem as mãos recentemente.

27/04/2020 04h00

Estamos vivendo uma pandemia global. Sei que é óbvio, mas nós brasileiros não estávamos acostumados a estas situações estilo grandes desastres. A gente levava a vida naquelas, às vezes voando um pouco mais alto, às vezes mais baixo, mas na maioria dos momentos com um bom humor bem acentuado. O estado de alarme constante baixou sobre nós com a iminência de uma doença supercontagiosa.

Está sendo estranho ir ao mercado e se deparar com você mesmo e todas as outras pessoas do recinto usando máscaras protetoras, não é mesmo?! Essa imagem era de um imaginário muito distante para a gente. Mas acredito que esta cena vai parecer cada vez mais estranha, o que é ótimo, pois as máscaras são importantes para a batalha que estamos travando. Existem muitas pessoas assintomáticas, ou seja, pessoas que possuem o vírus, não apresentam sintomas e, mesmo assim, espalham a doença. Portanto, é importante que todas e todos usem máscaras.

Para que elas funcionem, é importante que saibamos como usá-las da forma correta. Se não for desta forma, a gente só vai estar, como disse minha querida amiga Talita, criando "vírus de estimação". Pior que ela está certíssima, gente. E o que ela quis dizer com isso? Que não adianta usar máscara e tocar nela de forma inadequada. Ou deixar pendurada na orelha, ou deixar o nariz de fora. Também não adianta usar a máscara e reutilizá-la sem antes fazer a higienização correta. Vou elencar aqui os cuidados básicos para a gente arrasar com as nossas máscaras:

  • Ao colocar sua máscara, certifique-se de que você tampou todo o nariz, boca e queixo. Não devem existir vãos dos lados por onde gotículas contendo o vírus possam entrar. Para que tudo isso funcione, é importante você adquirir uma máscara do tamanho apropriado para o seu rosto.
  • Não fique tocando e ajeitando a sua máscara na rua. Você estará contaminando a sua proteção.
  • Em hipótese nenhuma compartilhe sua máscara. Ela é de uso individual. Não importa se você tem certeza que a outra pessoa estava em isolamento social. Não compartilhe!
  • Não puxe a máscara para o queixo para beber água ou falar ao telefone. Para colocá-la no lugar, você terá que encostar na máscara, abrindo possibilidade de contaminação.
  • Não apoie a máscara em superfícies, como mesas ou balcões. Elas devem sair da lavagem direto para o seu rosto. Se precisar guardá-la, use um saquinho.
  • Ao retirar a máscara, toque apenas nos elásticos.
  • Lave as mãos antes de colocar sua máscara e ao retirá-la.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.