Mariana Sgarioni

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Reportagem

Programa de adoção da Petz quer se conectar com emoção de consumidores

Quem não se derrete com o olhar de um cachorrinho - ou gatinho - pode sair correndo para tirar o coração do freezer. No mínimo, os animais conseguem nos fazer sorrir, o que já movimenta uma série de substâncias cerebrais que trazem bem-estar. É nesta conexão que aposta o Adote Petz, programa de adoção animal que está no guarda-chuva ESG do maior grupo do ecossistema pet do país, com mais de 70 mil adoções promovidas desde 2007.

"Temos uma causa aliada ao nosso negócio. Não se trata de uma campanha pontual de marketing, e sim do nosso modelo. Ao comprar em nossas lojas, o cliente se depara com a adoção, que faz com que o coração dele bata mais forte, pois ele se preocupa com isso. A adoção, para nós, faz parte da experiência de compra do consumidor", explica Carolina Igi, gerente de ESG na Petz.

De acordo com a executiva, ao adotar um pet dentro de uma das lojas do grupo, que tem como parceiras mais de 130 ONGs de resgate e proteção, o consumidor ganha uma série de benefícios que estão atrelados ao negócio da empresa. "A pessoa ganha um ano de consulta veterinária gratuita na nossa rede de hospitais, desconto no banho e tosa, no primeiro enxoval, ração, vacina e até adestramento. Desse jeito conseguimos envolver o cliente, pois ele não vai apenas adotar. Ele também estará imerso dentro do nosso ecossistema de bem-estar animal", diz.

Carolina Igi fala com embasamento em uma extensa pesquisa realizada pelo Grupo Petz no início do ano passado para mapear o comportamento de seus consumidores quando o assunto é ESG. Entre os 423 respondentes espalhados pelo país, 72% afirmou se preocupar com animais em situação de rua; metade afirmou que pagaria mais por produtos sustentáveis para seus pets; itens saudáveis e biodegradáveis são a principal escolha de compra.

Seguindo a tendência apontada no estudo, no final do ano passado, a Petz lançou a ração seca Selections, de fabricação própria, que destina 1% do lucro bruto das vendas para as ONGs filiadas ao projeto Adote.

Já entre as ações ambientais, o carro-chefe é a linha Petix, líder no mercado de tapetes higiênicos para cães no Brasil, que produz o SuperSecão. A fabricação do produto reaproveita fraldas descartáveis para humanos que seriam jogadas fora por pequenos defeitos na linha de produção. "Usamos a técnica do upcycling. Transformamos fraldas não utilizadas em uma mistura super absorvente para nossos tapetes. Assim elas ganham uma nova vida e não vão para o lixo", diz Igi.

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Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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