Mariana Sgarioni

Mariana Sgarioni

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Eurofarma aposta em banco de leite humano como política ESG

Cada letrinha do ESG pode ser distribuída para se encaixar nas mais diversas políticas de uma empresa - muitas delas não tão óbvias. A Eurofarma, primeira multinacional farmacêutica de capital 100% brasileiro, incluiu no "S" um importante olhar para a saúde desde os primeiros momentos de vida: o leite materno. Há cinco anos, a empresa mantém o Lactare, o primeiro banco de leite humano privado do país, onde é feita a coleta e a doação deste alimento de forma gratuita.

O banco é responsável pela distribuição do leite para 9 hospitais públicos parceiros, que utilizam as doações para alimentar bebês prematuros internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais e que não podem ser amamentados de forma tradicional.

A ideia de abrir um banco de leite humano para atender toda a sociedade começou com uma política interna de apoio às colaboradoras da Eurofarma que amamentam. Além de 180 dias de licença, elas contam com creche dentro do ambiente de trabalho, salas para amamentar e extrair o leite, orientação e acompanhamento emocional desde a gestação.

"O Lactare nasce dentro de uma ação ESG da Eurofarma para ampliar esta assistência a famílias do seu entorno. Apesar de ser privado, o banco está inserido dentro da rede brasileira da Fiocruz e do Ministério da Saúde, e atua de forma totalmente gratuita para todas as mulheres que quiserem doar ou que precisarem de apoio neste momento", afirma Sayonara Medeiros, enfermeira especializada em aleitamento humano, coordenadora do Lactare e da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

Qualquer mulher que tenha leite excedente pode entrar em contato com o Lactare para se cadastrar. A empresa se encarrega de fazer a coleta do leite em domicílio - esta logística, inédita entre os bancos no país, ajuda quem está no puerpério e nem sempre tem facilidade de locomoção. O leite é encaminhado para um processo de controle de qualidade e em seguida para a pasteurização. Parte das doações ficam no estoque do Lactare para atender emergências e o restante é encaminhado aos prematuros de hospitais públicos parceiros.

"Hoje o Brasil é referência internacional em pasteurização de leite humano. Temos excelentes tecnologias, de baixo custo, e uma melhora clínica indiscutível do prematuro. Porém, os bancos de leite só conseguem atender 60% dos bebês que precisam. Infelizmente a cultura do desmame no nosso país fala mais alto. Ao nascer um dentinho na criança, a sociedade já diz: 'Não precisa mamar mais'. Dar mamadeira é mais fácil, por que sofrer? Os bancos de leite existem para mostrar para a mulher que ela não está sozinha", observa Sayonara.

O leite materno é o melhor alimento para os bebês. Além de ser de fácil digestão, estimula um melhor desenvolvimento e protege contra doenças. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), mulheres que amamentam têm 32% menos risco de diabetes tipo 2; 26% menos risco de câncer de mama e uma chance 37% menor de câncer de ovário, em comparação com mulheres que não amamentam ou que amamentam menos. A entidade recomenda que as crianças sejam amamentadas exclusivamente nos primeiros seis meses de vida.

Já passaram pelo Lactare mais de 10 mil doadoras. Foram mais de 11 mil litros de leite humano doados que ajudaram a salvar mais de 3,7 mil recém-nascidos. A meta mensal é chegar a 400 litros de leite por mês e atender pelo menos 100 bebês.

Dentro da empresa, a Eurofarma segue com a política interna de incentivar a amamentação - e transmitir às colaboradoras seu apoio incondicional a esta prática.

Continua após a publicidade

"As organizações precisam olhar para as colaboradoras que amamentam: a mulher não deve ficar com a blusa molhada, derramando leite em uma reunião, porque não conseguiu amamentar ou esvaziar o peito. Ela precisa ser acolhida. Há empresas que se incomodam com a mulher que pausa suas atividades para extrair leite, mas não se importam com quem sai para fumar. Isso é um contrasenso".

Esta reportagem faz parte da newsletter "Negócios Sustentáveis". Inscreva-se para receber gratuitamente no seu email toda segunda-feira.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes