PUBLICIDADE
Topo

Mari Rodrigues

Somos exemplos para quem vem depois da gente

Somos exemplos para quem vem depois da gente - arvitalya/Getty Images/iStockphoto
Somos exemplos para quem vem depois da gente Imagem: arvitalya/Getty Images/iStockphoto

Mari Rodrigues

16/01/2021 04h00

Esta semana, depois de um bom tempo trabalhando em casa, fui presencialmente ao escritório. Qual não foi a minha surpresa quando me apresentaram uma das novas prestadoras de serviço contratadas, uma menina trans. Pediram-me que conversasse com ela para dar as boas-vindas, o que fiz com muito gosto.

A menina estava bastante empolgada e esperançosa por ter finalmente um emprego fixo e me contou que todo mundo a estava tratando bem. E me lembrei de como foi quando transicionei no trabalho: foi uma estranheza generalizada, mas ninguém nunca me destratou ou foi extremamente indelicado.

E isso me faz pensar em como somos exemplos e como criamos um terreno de maior tolerância para pessoas que vieram depois da gente. Assim como eu preciso relembrar aquelas que vieram antes de mim, que deram a cara a tapa e que enfrentaram preconceitos e violências muito maiores que os que enfrentei. E relembrar como as novas gerações ainda vão enfrentar algum preconceito, mas muito menos do que a geração atual tem enfrentado.

Na semana passada, falei que as empresas devem considerar a diversidade crucial para seu desenvolvimento em 2021. E ver esta oportunidade dada a uma das nossas, tão alijadas de tudo, é um sopro de esperança para recrutamentos mais diversos, mais coloridos e mais próximos da realidade nacional.

À nova colega, espero que faça um bom trabalho e que aproveite a oportunidade tão arduamente conquistada. Assim como eu fui exemplo para quem veio depois de mim, agora você será exemplo para quem vier depois de você.