Topo

Trudruá Dorrico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Encontro de estudantes indígenas reúne intelectuais e artistas na Unicamp

Sarlene Macuxi, Kellen Guarani Kaiowá e Marcela Pankararu em encontro de estudantes indígenas da UNICAMP - Julie Dorrico
Sarlene Macuxi, Kellen Guarani Kaiowá e Marcela Pankararu em encontro de estudantes indígenas da UNICAMP Imagem: Julie Dorrico

Julie Dorrico

Colunista do UOL

27/07/2022 06h00

O Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (ENEI) em sua 9ª edição reúne estudantes do ensino superior e especialistas, do dia 26 a 29 de julho, na Unicamp (SP), para discutir o tema "Ancestralidade e contemporaneidade: tecendo histórias a partir das epistemologias, cosmologias, ontologias e vivências dos povos indígenas". Famosos como Célia Xakriabá, Sônia Guajajara, Daniel Munduruku, Djuena Tikuna, o DJ Alok e Eric Terena compõem a programação.

Inspirado na ideia circular de tempo, o tema pretende evidenciar que as culturas indígenas se reatualizam contemporaneamente sem denegar a ancestralidade dos sujeitos nativos que a compõem. Assim, estudantes, pesquisadores e professores indígenas reúnem-se esta semana para valorizar a história, saberes plurais ontológicos, epistemológicos, cosmológicos dos povos indígenas no espaço da academia.

Preocupados com o saber dos estudantes indígenas, o ENEI debaterá, ainda, caminhos de qualificação universitária aos estudantes indígenas que sejam convergentes com projetos societários e de reivindicação de direitos políticos, tais como território, educação, saúde, literatura, entre outros.

As atividades distribuem-se em diferentes modalidades e são simultâneas, são elas: ritual de abertura, plenárias, simpósios temáticos, mini simpósios, mesas redondas, articulação e apoio para audiência pública e atividades culturais diversas. Acolhimento, alojamento e alimentação estão inclusos na programação.

Escritores marcam presença na programação

O livro de autoria indígena tem sido uma condição de possibilidade para que as epistemologias indígenas se façam presente no cotidiano do ensino superior, tensionando a ignorância, o silenciamento e a marginalização que impera sobre os povos originários.

Demarcando o território da pesquisa, os livros indígenas fortalecem a pesquisa realizada no âmbito universitário e reiteram os conhecimentos ancestrais dos povos que representam.

Os escritores presentes nesta edição são Edson Kayapó , Célia Xakriabá, Almir Suruí, Aline Kayapó, Márcia Mura, Darlene Taukane, Ariabo Kezo, Auritha Tabajara, Daniel Munduruku, João Paulo Tukano, Álvaro Tukano, Geni Núñez, Jaime Diakara, entre outros.

Serviço

Programação completa do evento: https://www.enei-evento.com.br/programa

Site oficial: https://www.enei-evento.com.br
Instagram: @enei_oficial