Topo

Trudruá Dorrico

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

UFSCar promove semana para debater conhecimentos de povos indígenas

VII Semana dos Estudantes Indígenas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),contará com indígenas dos povos Pankararu (Bahia), Pataxó (Bahia e Minas Gerais), Wapichana (Roraima/Paraná), Macuxi (Roraima), Manchineri (Acre). - André Olmos/Creative Commons
VII Semana dos Estudantes Indígenas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),contará com indígenas dos povos Pankararu (Bahia), Pataxó (Bahia e Minas Gerais), Wapichana (Roraima/Paraná), Macuxi (Roraima), Manchineri (Acre). Imagem: André Olmos/Creative Commons

Julie Dorrico

22/06/2022 06h00

"Conhecimentos indígenas como sementes para interculturalidade" é o tema da VII Semana dos Estudantes Indígenas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), localizada no estado de São Paulo. O evento será transmitido no formato híbrido, virtual e presencial, entre os dias 28 e 30 de junho.

A sétima semana traz indígenas de diversos povos e biomas/regiões do Brasil para debater o tema: Pankararu (Bahia), Pataxó (Bahia e Minas Gerais), Wapichana (Roraima/Paraná), Macuxi (Roraima), Manchineri (Acre).

O evento tem por objetivo "promover o intercâmbio cultural junto à comunidade acadêmica, envolvendo professores, técnicos administrativos da UFSCar e a comunidade são-carlense, ao promover trocas de ideias, conceitos e experiências concretas que possam evidenciar, seja através do debate, das manifestações culturais, das informações apresentadas, das temáticas discutidas ou até mesmo da manifestação popular, a nossa presença indígena, que vai muito além da luta pela obtenção do título acadêmico, mas difundir valores da imensa e diversificada cultura dos povos indígenas do Brasil

Uara Pataxó, indígena estudante do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar, atualmente na gestão do Centro de Culturas Indígenas (CCI) formado por um coletivo de estudantes indígenas, reitera a importância da sétima edição para continuar a luta antirracista e inclusiva na universidade: "Destaco a importância da realização deste evento como espaço para o debate, o diálogo e a visibilização da presença indígena na Universidade, apoiando as lutas dos (as) estudantes indígenas pelo reconhecimento, difusão e valorização dos conhecimentos dos povos indígenas". Uara celebra ainda que em 2022 a UFSCar contabiliza 15 anos de presença indígena na universidade, pois a mesma possui vestibular indígena desde o ano de 2008.

Uara também informa que a presença indígena na UFSCar agrega estudantes pertencentes a cerca de cinquenta povos originários do Brasil. No site é possível obter algumas informações de eventos e vestibular, além de outras notícias relacionadas ao universo do estudante indígena. A diversidade de povos na UFSCar contempla ou já contemplou estudantes dos povos Apurinã, Atikum, Bakairi, Baniwa, Baré, Chamucu Ru Puretcu, Dessana, Guajajara, Kaixana, Kambeba, Kokama, Koripako, Kubeo, Kura-Bakairi, Kambiwá, Manchineri, Marubo, Paiter Suruí, Pankará, Pankararu, Pataxó, Piratapuya, Rikbaktsa, Tariano, Terena, Ticuna, Tukano, Tupiniquim, Tuyuka, Umutina, Wanano, Wassú Cocal, Waurá, Xakriabá, Xavante, Xukuru de Ororubá, Yebamasa.

A sétima Semana de Estudantes Indígenas será realizada em formato híbrido com mesas redondas online: os convidados são intelectuais e artistas como Elisa Pankararu, Arissana Pataxó, Julie Dorrico, Gustavo Caboco, Liça Pataxoop, e Eri Manchineri. As atividades presenciais, por sua vez, ofertarão pinturas e grafismos, além de danças, música, amostra culinária e venda de artesanato.

Para participar do evento é necessário se inscrever pelo formulário disponibilizado online. Haverá certificado para os não indígenas, mediante uma taxa de cinco reais. A inscrição e entrada são gratuitas para os indígenas.

Serviço VII

Semana de Estudantes Indígenas da UFSCar

Terça (28)

19h - Mesa de abertura

19h30 - Ritual de Abertura: Povo Pataxó da Aldeia Boca da Mata

20h - Mesa: "O protagonismo e autonomia das mulheres indígenas na pesquisa científica"

Quarta (29/06/2022)

19h - Mesa: "Arte Indígena para inspirar o olhar e o sentir"

Quinta (30/06/2022)

19h - Mesa: "Ritualidades e Literaturas Indígenas"

Encerramento: Toré com estudantes indígenas do CCI-UFSCar