PUBLICIDADE
Topo

Fred Di Giacomo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Nesta quarta (18), começa maratona com rimas e minas do Brasil e da AL

Membras do Slam das Minas em São Paulo - Renata Armelin
Membras do Slam das Minas em São Paulo Imagem: Renata Armelin
Fred Di Giacomo

Caipira punk de Penápolis, sertão paulista, Fred Di Giacomo é escritor e jornalista. Foi editor e professor na Énois, escola de jornalismo para jovens de periferia, onde editou o "Prato Firmeza: guia gastronômico das quebradas de SP" (finalista do Prêmio Jabuti). Seu primeiro romance "Desamparo" (Reformatório, 2018) foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e um dos vencedores do Edital Para Publicação de Livros da Cidade de São Paulo. Nesta coluna, propõe um espaço para refletir, investigar e divulgar o trabalho de artistas do interior, sertões, pampas e florestas que se encontram longe demais de grandes capitais.

17/08/2021 06h00

Começa nesta quarta-feira (18), a 1ª Jornada Latines Slam das Minas que vai até o dia 28 de agosto. As inscrições podem ser feitas no site do MAM-SP. Serão oferecidas também 10 bolsas-auxílio para artistas em situação de vulnerabilidade, participantes da oficina, sendo cinco para brasileiros e cinco para outros países da América Latina. Já os workshops serão transmitidos no canal do YouTube do Sesc SP.

A Slam das Minas SP tem como propósito o fortalecimento e propagação, por meio da poesia, do discurso de luta contra o machismo, racismo, homofobia e transfobia, ao mesmo tempo que facilita pautas feministas e das mulheres de periferia. A 1ª Jornada Latines Slam das Minas foi idealizada pelo Slam das Minas SP em conjunto com o Mellon Program "Community-Engaged Scholarship", da Universidade de Tulane (New Orleans - EUA), realizada pelo SESC São Paulo, com apoio do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP).

Entre os destaques da programação estão um workshop com Roberta Estrela D'Alva, atriz, pesquisadora, produtora cultural e poeta. Roberta foi uma das pioneiras no Brasil do poetry slam ao fundar a Zona Autônoma da Palavra (ZAP!), depois de ter conquistado o terceiro lugar na 8ª Copa do Mundo de Slam, em Paris, em 2011.

PROGRAME-SE!

1º JORNADA LATINES SLAM DAS MINAS


Oficinas Jornada Latines @ MAM-SP

18/08, quarta-feira, às 16h - Performance com Luiza Romão

Inscrições: https://mam.org.br/evento/oficina-de-performance-com-luiza-romao-no-jornadas-latinas/

19/8, quinta-feira, às 16h Oficina de Escrita com Mel Duarte.

Inscrições: https://mam.org.br/evento/oficina-de-escrita-com-mel-duarte-no-jornadas-latinas/


Workshops Jornada Latines @ MAM-SP

26/8, quinta-feira, às 16h - Workshop Literatura Feminina na América Latina com Abigail Campos, Bell Puã e Maria Giulia Pinheiro.

27/8, sexta-feira, às 16h - Workshop "Slam, de onde veio pra onde vai?" com Roberta Estrela D'alva, Tom Grito Poeta e Nega Fya.

1 - Renata Armelin / Divulgação - Renata Armelin / Divulgação
Slam das Minas
Imagem: Renata Armelin / Divulgação


Batalhas Jornada Latines @ Slam das Minas SP; SESC-SP

Transmissão nas redes sociais do @slamdasminassp e @sescsp


20/8, sexta-feira - 2º Torneio Singulares de Poesia.

Participantes das coletivas:

Slam das Minas SP

Slam das Minas RJ

Slam Marginália (SP)

Slam das Gurias (PR)

Slam voz das minas e LGBTQI+ (PR)

Dandaras do Norte (PA)

Slam das Minas Acre

Slam das Minas BA

Slam das Minas PE

Slam Camélias (MS)


28/8, sábado - Batalha Latines.