Topo

#DaQuebradaProMundo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Aprenda alemão de graça como um favelado

Nico"s Weg - DW/Reprodução
Nico's Weg Imagem: DW/Reprodução

16/07/2021 06h00

Salve, quebrada! Depois de ter falado de como aprender a língua alemã/brasileira de sinais no texto da sexta-feira passada, recebi algumas mensagens me perguntando de como primeiramente aprendi a falar alemão. Nessa coluna #DaQuebradaProMundo quero passar uma visão para vocês com o passo a passo do básico, até o intermediário-avançado na língua alemão e o melhor: de maneira completamente gratuita.

Em agosto de 2019, cheguei na Alemanha sem sequer ter finalizado o Nível A1 (Básico 1) e em um pouco mais do que um ano, em setembro de 2020, recebi o meu certificado no TestDaF do nível B2-C1 (Intermediário 2/Avançado 1). E como? O principal influenciador dessa história de sucesso com a aprendizagem foi uma "onda alemã", também conhecida como Deutsche Welle.

Deutsche Welle - Nico?s Weg

Depois de terminar esse curso o pensamento:

"Deustche Welle rainha
escolas de idioma velhas&caras nadinha"

prevalece na minha mente. A famosa emissora de notícias internacional da Alemanha, a Deutsche Welle (DW), oferece um curso de alemão inteiramente gratuito. O curso começa no nível mais básico, A1, e vai até o B2, o nível exigido para a entrada em universidades e o mercado de trabalho alemão.

Imagine o seguinte: o pessoal da Deutsche Welle se deu o trabalho de fazer uma NOVELA, isso mesmo, uma NOVELA para transformar o aprendizado da língua alemã em algo mais divertido. E na minha experiência - que o finalizei e utilizei-o como recurso para estudos nas provas de proficiência - posso te garantir: que curso incrível! A qualidade audiovisual é impecável e o conteúdo do curso em si é extremamente esclarecedor. Super recomendável!

O curso se dá através da história do Nico, que perdeu seu passaporte no aeroporto e precisa de ajuda para encontrar um familiar na Alemanha. Não vou dar spoilers, mas dentro da série - que também é um jogo com áudio, vídeo e texto - você vai aprender muito da cultura local, da geopolítica alemã e também terá o famoso elemento das novelas: um bom drama de uma história de amor. E sem contar que a cada lição finalizada, você recebe fichas de trabalho, exercícios de gramática e um dicionário com mais de 7000 palavras.

Existe aplicativo para Android e iOS e ele pode ser usado em smartphones e tablets. O curso está disponível em mais de 30 idiomas, e se você quiser aprender, por exemplo inglês e alemão ao mesmo tempo, também pode por aqui:

https://learngerman.dw.com/en/overview

"Feito é melhor que perfeito". Assim como já citado na minha coluna "Favela fluente em inglês: 5 dicas básicas da quebrada pro mundo" uma das maravilhosas ferramentas para aprendizado de idiomas é o Duolingo. Aplicativo totalmente gratuito que foca no aprendizado do idioma através da "gameficação". No caso do alemão, eu preciso ser sincero de que o Duolingo por si só não será suficiente, é preciso que você utilize o aplicativo muito mais como um intensificador do aprendizado do que uma fonte principal.

O aplicativo funciona da seguinte maneira: existem diversas aulas com uma lição de 5 níveis. Automaticamente, se você terminar o nível 1 da lição atual, a aula de um novo tema é desbloqueada e você pode avançar. Esse método foi pensado para não te desanimar, e é bom no começo. Entretanto, a dica de ouro nesse aplicativo é que você só avance para a próxima aula depois de completar as cinco partes da lição atual. Foi assim que memorizei grande parte do meu vocabulário, repetindo que "besouros comem maças". Por mais que pareça maluco, faz muito sentido no dia a dia. Em algum contexto você vai ouvir sobre besouros e maças e pensar: obrigado Duolingo!!! Confie na metodologia e lembre-se: feito é melhor que perfeito.

Para finalizar não posso ser simplista e omitir uma das minhas maiores fontes de aprendizado: a minha vida na Alemanha. Estar no país, respirando e vivendo a cultura é um ponto de virada. Entretanto, se assim como eu você - pessoa preta de favela - sonha em um dia conhecer a imensidão desse mundo, te recomendo que inicie o processo agora, e se precisar de ajuda pode contar comigo. Dá uma olhadinha na novela do nosso parceiro Nico e vê se você curte, vai por mim. Nós e nossos sonhos são muitos maiores do que as barreiras e dos vistos negados que querem nos limitar.

Também penso em escrever um texto focado nos testes de proficiência na língua alemã, mas não sei é necessário. Então por isso, se você quiser saber mais também sobre os testes não esqueça de comentar por aqui e nas minhas redes sociais @daquebradapromundo.

Espero de alguma maneira ter ajudado e nos vemos pelas quebradas do mundo. Auf Wiedersehen!