PUBLICIDADE
Topo

Simplesmente Bela - mais beleza e leveza

Bela Gil e seu novo livro "Simplesmente Bela" - Divulgação
Bela Gil e seu novo livro "Simplesmente Bela" Imagem: Divulgação
Bela Gil

É chef, ativista, escritora e apresentadora. Mestre em ciências gastronômicas pela Universidade de Slowfood, na Itália, e bacharel em nutrição pela Hunter College, em NY, Bela tem como missão difundir a importância da alimentação saudável e consciente. Sua principal bandeira é comida de qualidade todo dia na mesa de todos.

23/09/2020 04h00

Meus últimos textos aqui da coluna estavam um pouco carregados daquela raiva que comentei ser um combustível para eu continuar a acreditar e exercer o meu trabalho. Não quero me deixar levar pela desesperança, mas também cansei de sentir tanta raiva das injustiças, desigualdades e do caos que estamos vivendo. A leveza e a beleza são muito necessárias, e é carregada por elas que vou ao encontro do meu centro.

Então, hoje, decidi falar sobre o meu sexto livro, que traz mensagens e práticas de carinho, cuidado e amor com o nosso corpo e a nossa casa - a casa sendo o nosso espaço privado, mas também o planeta Terra, como nosso lar.

Terminei de escrever o livro no finalzinho de 2019, e ele estava quase pronto quando o novo coronavírus atingiu o nosso território e a nossa gente. Ao longo das semanas, percebi um movimento de pessoas querendo se cuidar mais, cozinhar mais, cuidar mais da casa e dos filhos, ou seja, tudo aquilo que o livro indicava. Tinha certeza que as receitas do livro poderiam ajudar muitos nessa transição para uma vida mais simples e cheia de propósito.

Corremos com a finalização do livro e conseguimos lançar agora em setembro. O livro foi lançado dia 17 de setembro, dia do aniversario da minha filha Flor, que completou 12 anos. Inclusive, o livro é dedicado aos meus filhos e seus companheiros de geração. Pois espero que eles possam ampliar os ensinamentos passados para cultivar um futuro mais harmônico com a natureza.

É muito bom saber que temos uma geração inteira de seres humaninhos que podem melhorar a vida aqui na Terra. Quando engravidei da Flor, li uma frase do grande poeta e pensador Rabindranath Tagore que dizia: "Cada criança que nasce é uma prova de que Deus ainda não perdeu as esperanças na humanidade."

Um alento para quem vai colocar um filho no mundo!

Vivemos em um mundo cada vez mais complexo, e algo dentro de nós pede calma e simplicidade. E nada mais simples do que dedicar um tempo ao trabalho do CUIDAR. Cuidar de si, dos outros e do planeta. Dedicar um tempo a esse trabalho fundamental para a prosperidade da vida humana na terra. Pois sem o cozinhar, limpar, curar e cuidar, a humanidade não vingaria. E o livro é dedicado exatamente a esse processo. Tem receitas de repelente de insetos caseiro, desodorante, pasta de dente, spray para limpeza da cozinha, granola rápida de frigideira, moqueca e muito mais. Tudo isso com componentes naturais e fáceis de encontrar.

Quase todo mundo tem algo que gostaria de melhorar na sua vida, seja na alimentação, na forma de se relacionar com as pessoas, na maneira de educar os filhos, na relação com o meio ambiente ou em vários outros aspectos. E muitos até já sabem o que fazer ou deixar de fazer, só que o ritmo frenético da vida nos engole e nos impede de colocar em prática essas mudanças.

Mas agora, durante a quarentena, nós nos vimos forçados a entender de uma vez por todas o que realmente importa. Portanto, este livro é um convite para largar hábitos prejudiciais e acolher novas práticas positivas para a sua vida. É hora de olhar para dentro, olhar para o outro, valorizar os verdadeiros heróis, ressignificar o valor da natureza e lembrar que fazemos parte dela.

A hora é agora!

Basta uma oportunidade para que a natureza revele o seu potencial, e espero que este livro seja a oportunidade que faltava para você se tornar a sua melhor versão.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.