Como Fazer

Aprenda como ler e qual a importância dos rótulos

O que você está comendo?

Você costuma olhar os rótulos dos alimentos no supermercado? Sabe o que significa cada ingrediente que tem neles?

Para te ajudar a desvendar os mistérios que um rótulo pode ter, fizemos esse para explicar a importância de reconhecer os ingredientes e qual seu papel para que nossa alimentação seja cada vez mais saudável.
Getty Images

Para que serve um rótulo?

Reprodução/Anvisa
O rótulo conta para você o que existe em um alimento embalado. Por meio dele você fica sabendo quais ingredientes foram usados para fazer aquele alimento, o quanto ele tem de nutrientes e se ele é contra indicado a alérgicos a algum componente, por exemplo.
Getty Images

Essas são as informações que a gente precisa para realmente fazer uma escolha informada e consciente. Muitas vezes a gente compra um produto olhando só o que está ali na parte da frente, que pode ser uma imagem de fruta, por exemplo. Mas se formos avaliar mesmo, não tem fruta naquele alimento

Cecilia Cury,
advogada e integrante do projeto Põe no Rótulo
Getty Images
A rotulagem é obrigatória e regulamentada por uma legislação específica. É a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que estabelece o que deve e o que não deve estar no rótulo.

Apesar da pandemia, a gerência de alimentos da Anvisa tem trabalhado para melhorar a qualidade da informação que está no rótulo, inclusive por meio da nova legislação aprovada em 2020.
Getty Images

O que temos na nova norma?

Reprodução/Anvisa
A grande novidade está na rotulagem frontal, ou seja, algumas informações sobre porções e ingredientes estarão contidas logo na frente da embalagem do produto.

Outra mudança é a respeito de como os ingredientes são mostrados nas embalagens. Nada mais de fundo vermelho com letra preta minúscula. Agora haverá um padrão para o tamanho das letras e as informações terão que ser dadas em um fundo branco com a letra preta.
Getty Images/EyeEm

2021 com mais mudanças!

Em março, a Anvisa publicou mais duas normas. Dessa vez, elas estabelecem novos requisitos de identidade, composição, qualidade e rotulagem de produtos como óleos vegetais, azeites e cremes vegetais.
Getty Images

Qualquer passo que a gente dê no sentido de melhorar a qualidade da informação para o consumidor é um passo a ser comemorado. O ideal era que todos os produtos fossem feitos a dois quarteirões da casa do consumidor e com produção orgânica. Mas essa nova legislação já é um avanço

Cecilia Cury,,
advogada e integrante do projeto Põe no Rótulo
Getty Images

Importante ficar de olho!

Reprodução/Anvisa
Ingredientes: informa os componentes usados na preparação do alimento
Porção: é a quantidade que se usa como referência para os valores dos nutriente que estão na tabela
Quantidade por porção: quanto uma porção possui de cada nutriente
%VD: em porcentagem, mostra quanto a porção contém do total de nutrientes que devemos consumir diariamente

Clique abaixo para mais informações com exemplos de rótulos e como lê-los!

Getty Images/EyeEm

E o que não pode estar nos rótulos?

Reprodução/Anvisa
Dizer que um alimento possui uma propriedade que não possui.
Exemplo: Determinado produto que diz que seu consumo reduz risco de doença cardíaca.

Destacar a presença ou ausência de componentes que sejam próprios de alimentos de igual natureza.
Exemplo: "Óleo sem colesterol". Todo óleo vegetal não apresenta colesterol.

Clique abaixo para saber mais restrições estabelecidas pela Anvisa.

Getty Images/EyeEm

Tem gente que fala: "Ah, mas é muita regulação. E o livre mercado?". O livre mercado não dispensa a observância no direito do consumidor à informação e do papel da indústria em relação à saúde pública, ao direito à alimentação adequada, que inclui a questão nutricional

Cecilia Cury,
advogada e integrante do projeto Põe no Rótulo
Getty Images
Alguns aplicativos surgiram para te ajudar a ler os rótulos e entender melhor o que significa cada ingrediente. Um deles é o Desrotulando. Feito por nutricionistas, com ele você pode tirar uma foto do código de barra e descobrir sobre a composição do alimento.
Getty Images
Publicado em 05 de Maio de 2021.
Reportagem: Camilla Freitas
Edição: