Fizeram História

Quitéria Binga Pankararu implantou primeira creche em terra indígena

Por Juliana Domingos de Lima

Quitéria Maria de Jesus, conhecida como Quitéria Binga, foi uma importante liderança pankararu. Sua atuação foi reconhecida também internacionalmente e por outros povos indígenas do Nordeste.
Reprodução
Nascida em 1939, Quitéria cresceu e viveu na aldeia Saco dos Barros, em Pernambuco. Na infância, vivenciou as dificuldades de seu povo relacionadas às longas estiagens e à falta de acesso a terras próximas ao rio São Francisco para plantio e pesca.
ISA/Reprodução
Quitéria foi ativa nas questões da comunidade desde a juventude. Atuou como parteira e curandeira, atividades que a fizeram tomar conhecimento de invasões e pressões de não indígenas sobre os pankararu. Com o tempo, se engajou principalmente na luta pela terra, por saúde e educação para a comunidade e para os povos indígenas em geral.
Reprodução
A participação como representante dos pankararus em encontros regionais e nacionais veio no final dos anos 1970. Na década seguinte, Quitéria teve um papel de destaque na Constituinte de 1987-1988, junto a outras lideranças, na defesa dos direitos dos povos indígenas. Chegou a sofrer ameaças de morte de posseiros e recebeu refúgio da Funai nos anos 1990.
Beto Ricardo/ISA/Domínio Público
Os pankararus habitam predominantemente as Terras Indígenas Pankararu e Entre Serras, localizadas entre o agreste e o sertão de Pernambuco, e homologadas respectivamente em 1987 e 2006. Apesar disso, ainda sofrem com a morosidade da desintrusão dos não-indígenas no território demarcado.
Unicamp/Divulgação
A luta de Quitéria deixou legados importantes para a comunidade: a construção da primeira creche indígena (hoje uma escola estadual indígena com ensino diferenciado, que leva seu nome) e de uma casa de parto na qual ela atuou por anos. Quitéria incentivava os jovens a se engajarem e se tornou um símbolo para as mulheres pankararu e indígenas nordestinas.
Arquivo pessoal/Reprodução

Quando falam em educação específica e diferenciada, eu me lembro da minha tia, Quitéria Binga, que falava nos movimentos do desejo de uma escola onde ela pudesse ensinar os estudantes a dançar o Toré, a cantar os toantes e participar da cultura e cuidar da terra

Maria José, educadora Pankararu,
Em livro da Secretaria de Educação de Pernambuco
A líder indígena faleceu em dezembro de 2009, por complicações decorrentes do diabetes. Deixou sete filhos e dezenas de netos e bisnetos.
Reprodução/YouTube
Publicado em 23 de abril de 2022.
Reportagem: Juliana Domingos de Lima
Edição: Ana Prado