Inspira Terra

Paraisópolis recebe exposição do fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand

Pela primeira vez, a obra do fotógrafo, cineasta e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand ganha espaço dentro de uma favela. A exposição Inspira Terra está aberta ao público em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, e conta com 40 imagens que retratam os impactos da humanidade, da urbanização e das mudanças climáticas na Terra. A exposição fica em cartaz até o dia 15 de outubro, no Pavilhão Cultural G-10 das Favelas, com entrada gratuita. Veja mais detalhes a seguir
De piloto de balão a um dos precursores da foto aérea, Yann Arthus-Bertrand, 74, é um apaixonado pelo planeta Terra. Em seu trabalho, registra imagens impactantes de florestas, ilhas, desertos, bancos de areia e vulcões. Todas captadas de cima para baixo.
Facebook/Yann Arthus-Bertrand
Coração de Voh em 1990, Nova Caledônia França (20°56' s ' 164°39' l)
Yann Arthus-Bertrand
Em 2000, Arthus-Bertrand lançou o livro "Terra Vista do Céu", que vendeu mais de quatro milhões de exemplares. No cinema, o francês lançou documentários como "Home", "Planeta Oceano", "Humano" e "Mulher". Em sua versão ambientalista, Arthus-Bertrand fundou a ONG GoodPlanet, que apoia projetos de compensação carbono em mais de 20 países.
Barragem construída sobre sacos de areia no Delta do Gange - Bangladesh (22° 47' 2,92" N ? 91° 21' 23,84 E)
Yann Arthus-Bertrand

Vi o planeta mudar sob o impacto da ação dos seres humanos. Progressos incríveis foram alcançados na área da saúde, luta contra a pobreza e fome, como também nas tecnologias. Mas me parece que, em um futuro próximo, o preço a pagar por tudo isso é terrível. As mudanças climáticas, a perda da biodiversidade e outros fenômenos colocam em risco a sobrevivência da espécie humana. O tempo para reagir e enfrentar é curto"

Yann Arthus-Bertrand
Favela no Rio de Janeiro/Brasil (22°55' s ' 43°15' O)
Yann Arthus-Bertrand
Por conta da pandemia de Covid-19, medidas foram tomadas para garantir um visitação segura à obra de Yann Arthus-Bertrand, em Paraisópolis. O Pavilhão Cultural G-10 das Favelas, que abriga a exposição, conta com um amplo espaço e bastante ventilação. O público ocupará apenas 25% da capacidade do local. Na entrada será feita medição de temperatura e o uso de máscara é obrigatório.
A exposição Inspira Terra, no Pavilhão Cultural G-10 das Favelas, em Paraisópolis
Caio Caciporé / G-10 das Favelas
A exposição com a obra de Yann Arthus-Bertrand faz parte do evento "Inspira Quem Jamais Te Esqueceria", que terá uma live-filme com produção cinematográfica e interpretações ao vivo de grandes nomes música brasileira, sem fins lucrativos e feita em parceria com a comunidade de Paraisópolis.
A live acontece dia 3 de outubro, às 18h, nas redes sociais da Inspirartes Cultural e terá a participação de Gilberto Gil, Elza Soares, Maria Gadú, entre outros artistas. O evento busca arrecadar doações para a comunidade de Paraisópolis.
Reprodução/Instagram
Serviço:

"Inspira Terra", de Yann Arthus-Bertrand
Em cartaz até o dia 15 de outubro
Horário: das 10h às 18h
Local: Pavilhão Social - G10 Favelas
Rua Itamotinga, 100, Paraisópolis
Entrada gratuita
Imagem registrada por Arthus-Bertrand: Bancos de Areia na Baía Shark, região de Haridon Bight, Austrália-Ocidental (26°12' S - 113°43' E)
Yann Arthus-Bertrand
Publicado em 26 de setembro de 2020.