Fizeram História

Como o pensamento de Milton Santos pode ajudar na construção de um novo mundo?

Por Diana Carvalho

O baiano Milton Santos (1926-2001) foi um intelectual brasileiro e um dos grandes estudiosos da geografia no mundo. Ele jogou luz em questões sociais para pensar como as cidades se formam e se desenvolvem, especialmente em países pobres. Olhou para as relações humanas e as práticas cotidianas para estudar os espaços.
Reprodução/Flickr/Milton Santos
O geógrafo foi crítico dos modelos de globalização. Santos não acreditava ser possível, e nem sustentável, globalizar sem enfrentar a redução das desigualdades -- muito expostas em um cenário de pandemia como o da covid-19, que atinge o mundo todo, mas de forma heterogênea.
Reprodução/Flckr/Milton Santos

A globalização devolve ao homem a condição primitiva do cada um por si e, como se voltássemos a ser animais da selva, reduz as noções de moralidade pública e particular a um quase nada"

Milton Santos
Reprodução/Flickr/Milton Santos
Nascido em 1926 no pequeno município de Brotas de Macaúbas, na região da Chapada Diamantina, filho de professores primários, Milton Santos formou-se em direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e fez doutorado em geografia na Universidade de Estrasburgo, na França.
Reprodução/Globalização Milton Santos
Em 1964, durante o golpe militar, deixa o país após ficar preso por 90 dias em um quartel do Exército em Salvador. A convite de colegas francesas, ele dá início ao seu exílio passando por países na Europa, África, América do Norte e Latina.
Em 1977, Santos retorna ao Brasil. Dois anos depois, passa a dar aulas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de 1979 a 1983, ano em que ingressa por concurso na Universidade de São Paulo (USP), onde se torna professor titular de geografia humana. Sua aposentadoria ocorre em 1997, quando recebe o título de Professor Emérito.
Reprodução/Flickr/Milton Santos
Reprodução/Globalização Milton Santos
Com o título de Doutor Honoris Causa em 20 universidades nacionais e internacionais, Milton Santos recebe o Prêmio Vautrin Lud, o "Nobel da Geografia", em 1994.
Reprodução/Flickr/Milton Santos
Globalização Milton Santos - O mundo global visto do lado de cá
A declaração foi dada a Silvio Tendler em 2001, em uma das últimas entrevistas do geógrafo. O material virou o documentário "Encontro com Milton Santos: O Mundo Global Visto do Lado de Cá" (2006). "É um filme que não envelhece pela atualidade das coisas que Santos fala e pelas bobagens que se fazem no mundo", diz o cineasta.
Globalização Milton Santos - O mundo global visto do lado de cá
Em 2018, o Google fez uma homenagem ao intelectual no dia 1 de outubro, data em que ele ganhou o Prêmio Vautrin Lud. Com mais de 40 obras publicadas, Milton ainda ganhou o 39º Prêmio Jabuti do Brasil de melhor livro de ciências humanas com "A Natureza do Espaço" (1996).
Reprodução/Google
Milton Santos morreu em junho de 2001, em decorrência de um câncer, aos 75 anos. Sua obra, no entanto, segue viva como referência não apenas para geógrafos, mas para todos os interessados no debate sobre cidades e sociedade.
Publicado em 29 de Maio de 2020.
Reportagem: Diana Carvalho Edição: Adriana Terra