Fizeram história

Dr. King e a luta contra o racismo no Brasil

Há 91 anos, em 15 de janeiro de 1929, nascia Martin Luther King Jr., um dos ativistas políticos mais importantes do movimento pelos direitos civis dos negros nos EUA nas décadas de 50 e 60.
Michael Ochs Archives/Getty
À época, em especial nos estados sulistas, a população negra norte-americana vivia isolada em guetos e frequentava escolas públicas segregadas. Havia parques, mercados e até banheiros destinados às pessoas "de cor".
Russell Lee/Domínio Público
Grande orador, King tinha a habilidade de mobilizar centenas de milhares de pessoas - foi o que aconteceu no boicote ao transporte público em Montgomery, no Alabama, entre 1955 e 1956, e na Marcha sobre Washington, em 1963.
Wikimedia Commons
Na manifestação na capital do país, mais de 200 mil pessoas, entre negros e brancos, acompanharam o discurso histórico do reverendo:
AP

Eu tenho um sonho de que meus quatro filhos pequenos vão um dia viver em uma nação onde serão julgados não pela cor de pele, mas pelo conteúdo de seu caráter."

Martin Luther King Jr.,
Durante discurso em Washington, 1963
No ano seguinte, em 1964, Martin Luther King Jr. foi laureado com um Nobel da Paz por suas campanhas não-violentas contra o racismo nos EUA.
AF
King, um integracionista declarado, acreditava que negros e brancos poderiam conviver, desde que estes passassem a reconhecer os próprios privilégios, permitindo a construção de políticas públicas igualitárias de inclusão.
Gene Herrick/AP
O reverendo acreditava em um tipo de ação direta não-violenta que buscasse fomentar, mesmo que à força, o debate público sobre as políticas racistas nos EUA.
William Lovelace/Express/Getty Images

Sabemos que a liberdade nunca é voluntariamente concedida pelo opressor; deve ser exigida pelo oprimido."

Martin Luther King Jr.,
Trecho de carta escrita pelo reverendo na prisão. King foi detido em meio às manifestações em Birmingham, no Alabama
ECOA conversou com Alê Santos, autor de "Rastros de Resistência: Histórias de Luta e Liberdade do Povo Negro", sobre a influência de King Jr. na discussão sobre racismo no Brasil.
Michael Ochs Archives

King se referiu à discussão aberta e constante sobre o racismo para que pessoas que não estavam dispostas a discutir sobre ela fossem provocadas e/ou forçadas a isso."

Alê Santos
Para Santos, é possível traçar paralelos com as atuações dos ativistas negros brasileiros. Assim como King, décadas antes, a atuação sistemática dos movimentos no Brasil, em especial nos últimos anos, forçou governo e sociedade civil a debateram o racismo no país.
Yoichi R. Okamoto/LBJ Library
Mesmo que não diretamente, "a política de cotas é uma luta inspirada, em dada medida, nas atuações do reverendo King", afirma Santos.
AP

É complicado falar em legado, até porque a luta negra brasileira não é recente: data, talvez, desde a pós-abolição, no século 19. Mas ambos os movimentos, tanto no Brasil quanto nos EUA, compartilham um denominador comum: a segregação racial, herança da colonização."

Alê Santos
Um dia antes de seu assassinato, em 4 de abril de 1968, King falou a um público de 11 mil pessoas no salão de uma igreja em Memphis, nos EUA:
Wikimedia Commons

Caso queiram dizer que fui o mestre de uma banda, digam que o fui pela justiça. Se puder ajudar alguém com minha passagem, então minha vida não terá sido em vão."

Martin Luther King Jr.
Publicado em 15 de janeiro de 2020.

Reportagem
Rômulo Cabrera

Edição
Daniel Tozzi

Continue navegando por ECOA