Fizeram história

Conheça Lina Bo Bardi, a arquiteta por trás de alguns dos mais importantes edifícios de São Paulo

A arquitetura de uma cidade é também o reflexo de como a sociedade se relaciona entre si e com os espaços por onde circula.
Divulgação/iStock
Italiana radicada no Brasil, a arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992) foi responsável por alguns dos edifícios mais importantes da cidade de SP.
Divulgação/Instituto Bardi
Têm as mãos dela o Masp (Museu de Arte de São Paulo), o Sesc Pompeia, e o Teatro Oficina, entre outros. São todos edifícios que valorizam a cultura local e permitem a interação entre os ambientes internos e a rua.
Divulgação/Instituto Bardi

A vista fica!

No Masp, o famoso vão livre de mais de 70 metros, que se estende sob quatro pilares, foi construído para atender a um pedido especial. A prefeitura, que concedeu o terreno ao museu, exigiu que a vista da Avenida Paulista para a Avenida Nove de Julho fosse mantida.
Divulgação

Numa antiga fábrica...

Já o Sesc Pompeia foi construído no terreno onde antes funcionava uma fábrica. No projeto, inaugurado em 1977, Lina aproveitou os armazéns, para valorizar a história e as características do bairro operário e, claro, economizar nos custos da obra.
Divulgação/Instituto Bardi

A intervenção ajudou na revitalização da região.

Markus Lanz/Portal Sesc SP

Palco-plateia do Teatro Oficina

Em 1984, Lina Bo assume, ao lado de Edson Elito, a reforma do Teatro Oficina, no bairro do Bixiga. A dupla projetou um comprido "palco-pista" que atravessa o térreo.
Divulgação
O edifício, onde há uma inusitada janela aberta para fora, foi concebido como uma rua ou a pista de um sambódromo. A ideia foi dissolver a relação burocrática entre o palco e a plateia.
Divulgação
Infelizmente, as obras do novo teatro só ficaram prontas dez anos depois, em 1994, pouco menos de dois anos depois da morte de Lina Bo, aos 77.
Divulgação
Por sua importância para a arte e a cultura brasileiras, o Teatro Oficina foi escolhido para a festa de lançamento de Ecoa no dia 3 de outubro.
Luciana Paz/UOL

Quando é uma coisa imprescindivelmente ligada à coletividade, é bonita porque serve e continua a viver.

Lina Bo Bardi
Publicado em 10 de outubro de 2019.

Reportagem
Rômulo Cabrera

Edição
Giuliana Arcocha Bergamo

Continue navegando por ECOA