Líderes contra Covid-19

Tsai Ing-wen

Países com a melhor resposta à pandemia do novo coronavírus são liderados por mulheres. Ecoa conta histórias de cada uma delas e por que fizeram a diferença.
Official Photo by Wang Yu Ching / Office of the President
A apenas 130 km da costa chinesa, Taiwan era alvo certo de uma avalanche do novo coronavírus. Mas a presidente Tsai Ing-wen agiu rapidamente. Não só evitou o desastre, como agora exporta ajuda a outras nações.
Sam Yeh/AFP
Com 24 milhões de habitantes, Taiwan registrava 6 mortos e 429 infectados até ontem (28). A ilha tem a mesma população da Austrália, por exemplo, um país menos denso e com registro de 75 mortos e 6.661 infectados.
Reprodução/Twitter
Tsai cresceu na costa sul da ilha e se mudou para a capital para terminar os estudos. Fez doutorado na London School of Economics, em 1984, e deu aulas de direito nas universidades de Taipei até 2000.
Reprodução/Instagram
Ex-professora de direito, Tsai é presidente desde 2016. Foi reeleita com recorde de votos em janeiro, aumentando tensões com a China. A gigante considera a ilha uma província rebelde e proíbe sua participação na OMS.
Reprodução/Instagram
Ela começou a trabalhar para o governo nos anos 1990 e teve papel importante no ingresso de Taiwan na Organização Mundial do Comércio, em 2002. Foi também líder do Partido Progressista Democrático em duas ocasiões.
Ulet Ifansasti/Getty Images
Aos 63 anos, não é casada e não tem filhos. Seus dois gatos participaram de sua campanha política, focada em reformas do sistema educacional e de saúde.
Divulgação
Em 2016, Tsai causou uma crise diplomática ao ligar para Donald Trump após sua vitória nas eleições nos EUA. Foi a primeira vez desde 1979 que líderes dos dois países conversaram diretamente, causando a ira da China.
Ringo Chiu/Reuters
Em 2019, o país foi o primeiro da Ásia a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, uma promessa de campanha de Tsai.
AFP

O amor triunfou em Taiwan. Demos um grande passo para a igualdade verdadeira. Convertemos Taiwan num país melhor

Tsai Ing-wen
A rápida resposta à Covid-19 veio de lições amargas do passado. O país foi o terceiro mais afetado pela Sars: 150 mil pessoas em quarentena e 181 mortes. Em janeiro, muitos habitantes já andavam de máscaras nas ruas.
Official Photo by Mori / Office of the President
Após a Sars, o país montou um centro de comando de saúde nacional. Assim que notícias surgiram de Wuhan, Taiwan correu para implementar 124 ações de proteção à saúde pública, começando já em dezembro.
Official Photo by Wang Yu Ching / Office of the President
Tsai aumentou a produção de máscaras e testes e anunciou multas para quem espalhasse fake news. Houve também integração dos sistemas de dados de saúde e imigração para monitorar a população e visitantes.
ANN WANG

Pode ser instrutivo para outros países entender as ações implementadas rapidamente em Taiwan e sua eficácia em prevenir uma epidemia em grande escala

Jason Wang,
médico da Stanford Medicine
Taiwan tem um invejável sistema universal de saúde. É famosa também por exportar jogadores de beisebol aos EUA, começar a moda do "bubble tea" e brilhar nos cinemas do mundo.
Jason Merritt/Getty Images
Agindo rápido contra o vírus, o país não precisou fechar completamente. A temporada de beisebol já recomeçou, embora sem torcida. Tsai postou fotos e vídeo dela assistindo aos jogos com um de seus gatos.
Reprodução/Instagram/ArteUOL
No começo de abril, ela anunciou que o país estava doando 10 milhões de máscaras para países em necessidade.
Official Photo by Makoto Lin / Office of the President

Nos últimos meses, vimos incontáveis atos de bravura e sacrifício de agentes de saúde em todo o mundo. É nosso dever como cidadãos globais dar-lhes todo o apoio. Precisamos intensificar a cooperação global.

Tsai Ing-wen
Publicado em 29 de abril de 2020.
Reportagem: Fernanda Ezabella
Edição: Fernanda Schimidt