Líderes contra Covid-19

Sanna Marin

Países com a melhor resposta à pandemia do novo coronavírus são liderados por mulheres. Ecoa conta histórias de cada uma delas e por que fizeram a diferença.
Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images
Aos 34 anos, Sanna Marin é a primeira-ministra da Finlândia desde dezembro. Ela é a segunda mais jovem chefe de estado do mundo, atrás do premiê da Áustria, Sebastian Kurz, de 33.
Reprodução/Instagram

Nunca pensei em minha idade ou gênero. Penso nas razões que me levaram à política e nas coisas que nos fizeram ganhar a confiança do eleitorado

Sanna Marin
A situação da Finlândia é praticamente oposta à da vizinha Suécia, liderada por Stefan Löfven, que adotou um polêmico isolamento vertical e não fechou fronteiras. Enquanto a Finlândia registrava 206 mortos até ontem (29), a Suécia tinha 2.462.
iStock
Marin foi criticada pela demora na resposta contra o vírus. Mas, em março, fechou estabelecimentos e escolas, além das fronteiras, incluindo a região onde fica a capital, Helsinki, a mais populosa e atingida pela pandemia.
Antti Yrjonen/NurPhoto via Getty Images
A Finlândia tem o melhor estoque de proteção médica da Europa e não precisou brigar por equipamentos. Marin também invocou uma lei só usada em tempos de guerra para injetar fundos públicos na saúde.
Fox Photos/Hulton Archive/Getty Images
E, como boa millennial, convocou os influenciadores digitais do país para ajudar a espalhar as mensagens do governo no combate à Covid-19 em todas as mídias sociais.
Reprodução/Instagram

A comunicação do governo não alcança todos. Antes era possível fazer isso com a mídia tradicional, mas hoje os jovens acessam o noticiário via mídia social

Aapo Riihimäki,
especialista em comunicação do gabinete de Marin
Marin chegou ao poder num momento político turbulento, marcado por greves. Em dezembro, foi nomeada pelo Partido Social Democrata como primeira-ministra após renúncia do líder Antti Rinne, eleito em junho.
Thierry Tronnel/Corbis via Getty Images
Ela governa com uma coalizão de cinco partidos, todos liderados por mulheres e todas com menos de 35 anos, com uma exceção, de 55.
Ludovic Marin/Pool via Reuters
Sua carreira política iniciou aos 20 e poucos anos, ao entrar para a Juventude Social Democrata. Aos 27 anos, liderou a câmara municipal de Tampere. Aos 29, estreou no Parlamento. E, aos 34, pouco antes de assumir como premiê, virou ministra do Transporte.
Thierry Monasse/Getty Images
Mais à esquerda do que seu antecessor, defende bem-estar social, acolhida de maior número de refugiados e neutralidade da emissão de carbono até 2035.
Reprodução/Instagram
Ela gosta de dizer que cresceu numa "família arco-íris", ao lado de sua mãe e da parceira dela. É vegetariana, trabalhou numa padaria enquanto se formava em ciência administrativa, e tem uma filha de dois anos.
Reprodução/Instagram
Com 5 milhões de habitantes, a Finlândia é a terra do Papai Noel, Angry Birds e da grife Marimekko. Nasceram aqui o cineasta Aki Kaurismäki e o engenheiro criador do sistema Linux. O país é líder no índice de felicidade.
Getty Images
No final de abril, Marin anunciou sua estratégia "híbrida": reabrir o país de forma gradual e aumentar ações para testar a população, rastrear e isolar. A entrada de não-finlandeses ao país será liberada em 13/5.
Francois Lenoir/Reuters
Publicado em 30 de abril de 2020.
Reportagem: Fernanda Ezabella
Edição: Fernanda Schimidt