Líderes contra Covid-19

Erna Solberg

Países com a melhor resposta à pandemia do novo coronavírus são liderados por mulheres. Ecoa conta histórias de cada uma delas e por que fizeram a diferença.
Lise Åserud / NTB Scanpix / AFP
A primeira-ministra da Noruega é a veterana conservadora Erna Solberg, fã de futebol e ex-escoteira. O país escandinavo diz já ter controlado a pandemia de Covid-19 e ainda lidera investimentos na criação de uma vacina.
Divulgação/Exército da Noruega
Ao endurecer regras de imigração ainda quando ministra, Erna Solberg chegou a ser apelidada de "Jern-Erna" (Erna de Ferro, em norueguês), inspirado na "dama de ferro" Margaret Thatcher. Mas ela suavizou bem sua imagem na última década.
CecilieJensen/Divulgação
Na crise do coronavírus, Solberg fez uma coletiva que chamou a atenção do mundo: respondeu apenas perguntas de crianças.
Hakon Mosvold Larsen/NTB Scanpix/Retuers

Só porque você não está na escola não significa que não deve aprender coisas novas

Erna Solberg,
disse às crianças, que desde então já puderam voltar à escola
A primeira-ministra também foi aprender sobre iniciativas de ONGs que estão ajudando pessoas afetadas pela crise econômica. Ela distribui comida para quem mora nas ruas da capital, Oslo.
Xinhua/Liu Min
Até ontem (30), a Noruega registrava 7.759 mil infectados e 210 mortos. Já a vizinha Suécia, que tem o dobro da população e optou pelo polêmico isolamento vertical, apresentava números dez vezes maiores (2.586 mortes). Na foto, o premiê sueco, Stefan Löfven
Hannibal Hanschke/Reuters
O vírus se espalhou pela Noruega rapidamente. Porém, no dia em que registrou sua primeira morte por Covid-19 (12/3), o país decretou uma série de medidas. Em menos de um mês, já afirmava ter o vírus controlado.
Lise Åserud / NTB Scanpix / AFP
A Noruega ajuda na criação da vacina. O país é um dos principais investidores da Coalizão de Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi), que tem ajudado a acelerar projetos e testes de vacinas contra Covid-19.
Getty Images/EyeEm
Educação e bem-estar da mulher em países pobres é uma das bandeiras de Solberg. Em 2014, seu país financiou uma nova iniciativa da ONU para dar acesso à educação, saúde e segurança para meninas no Malawi.
Ragnar Singsaas/Getty Images
Aos 59 anos, Solberg está em seu segundo mandato. Foi eleita em 2013, após oito anos como líder da oposição ao partido de centro-esquerda. Ela começou jovem na carreira e aos 28 anos foi eleita ao parlamento.
Reprodução/Instagram
Solberg superou dislexia quando jovem e se destacou nas atividades políticas da escola e da universidade. Ela se formou em ciências políticas e economia, é casada com um colega de partido e tem dois filhos.
Reprodução/Twitter
Fã de futebol, a premiê usa o esporte como diplomacia. Torce para o Real Madrid e para o time norueguês Brann. E costuma levar uma bola para encontros internacionais: deu uma ao presidente da China e à ativista Malala.
Reprodução/Instagram

É uma ferramenta que funciona em homens mais velhos com muito poder. Abre portas porque faz as pessoas relaxarem, elas contam suas experiências com seus times. Depois, dá para falar de coisas difíceis

Erna Solberg,
disse ao "Norway Times"
A Noruega é um dos países mais ricos e civilizados do planeta. Tem o melhor IDH por anos consecutivos e é grande exportador de petróleo e bacalhau. É terra de vikings, do autor Karl Ove Knausgård e da atriz Liv Ullmann.
Marcel Vincenti/UOL
Solberg tem a confiança dos noruegueses: o app de rastreamento do governo foi baixado 1,5 milhão de vezes, mesmo cercado de polêmicas de privacidade. O programa promete agregar dados anônimos de movimentação.
Reprodução

Pessoalmente, acho que se vamos ter nossa rotina e liberdade de volta, o máximo de pessoas possíveis precisa fazer o download do app

Erna Solberg
Publicado em 01 de Maio de 2020.
Reportagem: Fernanda Ezabella
Edição: Fernanda Schimidt