Líderes contra Covid-19

Angela Merkel

Países com a melhor resposta à pandemia do novo coronavírus são liderados por mulheres. Ecoa conta histórias de cada uma delas e por que fizeram a diferença.
John MacDougall/AFP
Angela Merkel, primeira-ministra da Alemanha, está à frente da maior economia da Europa na maior crise já enfrentada pelo país desde a Segunda Guerra Mundial
Morris Mac Matzen/Reuters
O país já perdeu mais de 4 mil vidas para a Covid-19. Ainda assim, lojas de pequeno porte foram autorizadas a reabrir em 20/4, após um mês de quarentena. Como a Alemanha chegou até aqui?
Carmen Jaspersen/AFP

Isto é sério, é para levar a sério

Angela Merkel,
ao avisar que até 70% da população poderia ser infectada se nada fosse feito
No 1o anúncio em rede nacional em 14 anos de mandato, a primeira-ministra pediu para os alemães reduzirem suas vidas sociais ao mínimo. Várias regiões do país suspenderam comércio a partir de 15/3
FABIAN STRAUCH AP
É preciso lembrar que a Alemanha não tem um líder qualquer. Merkel é formada em física e doutora em química quântica. Primeira-ministra desde 2005, foi eleita a mulher mais poderosa do mundo pelo nono ano em 2019 pela "Forbes".
Divulgação
As curvas da Covid-19 na Alemanha mostram que o pico da doença pode ter ficado para trás. Em 20/4, eram 146 mil infectados e 4.700 mortos. Mais de 91 mil doentes se recuperaram, maior número registrado no mundo.
Reuters

Para alguém como eu, para quem a liberdade de movimento foi um direito pelo qual lutei muito, essas restrições só podem ser justificadas por sua necessidade absoluta

Angela Merkel,
65 anos
Merkel cresceu na Alemanha Oriental e viu seu pai, um pastor luterano, ser alvo da polícia secreta comunista. Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, deixou as pesquisas científicas para participar do processo de democratização política do país
Kucharz/ullstein bild via Getty Images
Na primeira eleição geral pós-reunificação, Merkel foi eleita para o Bundestag, a câmara baixa do parlamento. Protegida do chanceler Helmut Kohl, virou ministra responsável pelo meio ambiente e segurança nuclear em 1994.
Schoelzel/ullstein bild via Getty Images
Merkel se divorciou em 1982 e hoje é casada com o químico quântico e professor Joachim Sauer. Ela não tem filhos, mas ele tem dois de um casamento anterior. A chanceler é fã fervorosa de futebol e tem medo de cachorros.
Sean Gallup/Getty Images

Merkel tem um estilo sensato, científico, muito calmo, mas autoritário. Ela fica mais naturalmente à vontade com a ciência. Mais do que outros líderes

Jill Rutter,
do think tank inglês Institute for Government, disse ao "New York Times"
Teve importante papel na gestão da crise financeira de 2008 e na crise dos imigrantes na Europa. Mas foi alçada nova líder do mundo livre com a saída de Barack Obama e chegada de Donald Trump, por quem não se deixa intimidar.
Michael Sohn/AP

Prost!

A chanceler teve que fazer quarentena após um médico que lhe aplicou uma vacina ter testado positivo para o vírus. Ela foi vista comprando suas necessidades num mercado de Berlim, incluindo três garrafas de vinho.
Michaela Rehle/Reuters
A Alemanha tem a melhor estrutura de saúde da Europa, com o maior número de leitos e UTIs por 100 mil habitantes. É também exemplo de testagem para SARS-CoV-2: já fez mais de 1,7 milhão de testes.
Reuters
Agora, o país cria estratégia para reabrir. Merkel se reuniu com governadores e se guiou por um relatório assinado por médicos, economistas, sociólogos, juristas e filósofos. Eventos públicos devem ficar suspensos até agosto
Kay Nietfeld/dpa/AFP

Não devemos esquecer que ainda estamos no início desta pandemia

Angela Merkel
Merkel pediu à população para que continue "vigilante e disciplinada", sem esquecer o distanciamento social e práticas de higiene.
Odd Andersen/AFP Photo
Publicado em 26 de abril de 2020.
Reportagem: Fernanda Ezabella
Edição: Fernanda Schimidt