Como fazer

Como reduzir o plástico do seu dia a dia sem gastar muito

Por Mariana Queiroz

Lixo ao mar

Você sabia que o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo? Pois é! Segundo o Atlas do Plástico 2020, da Fundação Heinrich Böll, entre 70 mil e 190 mil toneladas de plástico vão parar nos mares brasileiros, impactando diretamente a fauna e flora marinha, a saúde das pessoas e até o turismo local.
Canva

É reciclável, mas quase não é reciclado

Para se ter uma ideia, os plásticos levam 450 anos para se decompor. E por mais que o material seja reciclável, apenas 1,28% é reciclado aqui no nosso país. Triste, né?

E você já pensou em como pode ajudar a reverter essa situação? Qualquer ação conta, e, por isso, Ecoa te mostra aqui algumas dicas que vão te ajudar a reduzir o uso do plástico no seu dia a dia.

Canva

Reutilizar é a regra

Antes de sair jogando fora os plásticos que você já tem, reutilize! Considerando a emissão de CO2, principal responsável pelo efeito estufa, a produção de um único copo de plástico tem um impacto negativo menor que um único copo de vidro, segundo André Minatti Felismino, engenheiro e fundador e CEO da Lavecopos, startup de sustentabilidade que tem o objetivo de eliminar copos descartáveis em empresas.
Canva

Troque o descartável por reutilizável

Só no Brasil, são utilizados cerca de 720 milhões de copos descartáveis diariamente, uma média de 4 por pessoa. Ter o próprio copo, caneca ou garrafa reutilizável por onde for já vai ajudar bastante a reduzir esse número. Há opções de copos reutilizáveis em diversos materiais alternativos. Alguns deles são retráteis e levinhos, ótimos e fáceis de levar para todo canto.
Canva

Use potes de vidro

Quando chegar a hora de comprar novos potes, vale a pena escolher os vidro. Além de mais duráveis e higiênicos, o vidro não solta partículas prejudiciais à saúde ao ser aquecido ou lavado, ao contrário do plástico.
Canva

Aposte em sacolas de pano ou papel

Quando for às compras, você pode levar as suas próprias, que tal? O mesmo serve para compras a granel: leve sacolinhas de papel, tecido ou mesmo potes de vidro. As ecobags, por exemplo, são duráveis, podem ser usadas inúmeras vezes e lavadas.
Canva

Bucha vegetal vale a pena!

A esponja de lavar louça é feita por uma mistura de plástico que faz com que sua reciclagem seja pouco viável. Sendo descartada no lixo comum, leva cerca de 100 anos para se decompor. Uma alternativa para substituí-la é utilizar bucha vegetal, que pode ser encontrada facilmente e descartada de forma mais sustentável.
Canva

Escova de bambu

Se quiser, também pode trocar até a escova de dentes com cabo de plástico por uma feita de bambu, que são fáceis de encontrar e decompõem-se organicamente, sem prejuízos ao meio ambiente.
Canva

Lembrar os 3 Rs é um ótimo caminho para ser mais sustentável: reduzir, reutilizar e reciclar.

André Minatti Felismino,
engenheiro e fundador e CEO da Lavecopos

Pequenas ações importam

Repensar as atitudes do dia a dia, saindo do automático é o primeiro passo para fazer a sua parte. Ter mais consciência do que seus hábitos do dia a dia podem causam no meio ambiente e escolher alternativas que se encaixam melhor na sua vida já ajuda. Comece aos poucos e incentive a família e amigos!
Canva
Publicado em 06 de julho de 2022.
Reportagem: Mariana Queiroz
Edição: Paula Rodrigues