Povo Jamamadi

Dicas indígenas para cultivo de plantas e contato com natureza

Por Marcos Candido

O povo indígena jamamadi vive no sul do Amazonas e tem muito a ensinar para os moradores da cidade sobre contato com a natureza.
Instituto Smithsonian

Observe a natureza

Caminhar por áreas verdes é um hábito de muitos povos, inclusive dos brancos. Mas os jamamadi não fazem uma simples caminhada. Eles andam por distâncias curtas para fazer o kakatoma, uma observação sobre como anda a vida de cada planta. Não é um olhar restrito ao estudo ou à produção, como um biólogo ou um agricultor, e nem é contemplativa.
DDurrich/Getty Images/iStockphoto

Entenda "personalidade" de cada planta

Para os jamamadi, cada planta precisa de respeito e compreensão. Elas não são "inimigas", mas nem todas precisam ser amigáveis. É preciso saber quais delas "compartilham" madeira e frutas, e quais preferem ficar na delas.
DDurrich/Getty Images/iStockphoto
Algumas são como parentes e ajudam a contar a história de antepassados humanos, ou inamadi. Já pensou em quanta história pode estar por atrás da vida de uma árvore?
Atelopus/Getty Images/iStockphoto
A pós-doutorando em antropologia Karen Shiratori afirma que a caminhada dos jamamadi não busca apenas apenas recursos, mas é como uma visita à casa de outra família, a dos "amigos vegetais".
RICARDO STUCKERT/Getty Images/iStockphoto
A pesquisadora explica que os jamamadi não são "hipongas", e também não cantam para "animar" as plantas. A ideia aqui é vê-las como ocupantes do mesmo espaço que os humanos.
RICARDO STUCKERT/Getty Images/iStockphoto

Eles veem que não só as pessoas têm direito à dignidade. Eles não vão cortar uma árvore ou desrespeitá-la porque as reconhecem como seres autônomos

Karen Shiratori,
antropóloga
O nome dado ao crescimento das plantas é o mesmo ou muito similar ao dado ao desenvolvimento humano. Por exemplo, um buriti recém germinado é um rapaz, ou um yifo yetene, as espigas de milhos estão felizes por se tornarem adultas, ou kimi hawa tohini.
Marcio Isensee e Sa/Getty Images/iStockphoto
"É uma maneira de não diferenciar totalmente o que é humano do que é vegetal, e observar o restante da natureza com menos arrogância", diz a pesquisadora.

O povo jamamadi é formado por cerca de 987 indígenas. As informações sobre o povo jamamadi fazem parte do livro "Vozes Vegetais" (editora Ubu).
Marcio Isensee e Sa/Getty Images/iStockphoto

Como fazer o mesmo

Para Karen, é preciso ter contato com áreas verdes, mas não só. É preciso entender que a vida de plantas na Amazônia interfere na de todos e um vaso em casa pode não ser o suficiente.
FG Trade/Getty Images
A dica é conhecer terras indígenas que existem até mesmo dentro de cidades grandes pelo país. "O primeiro passo é se dar conta da aridez da nossa alimentação e do nosso vínculo com a terra em comparação aos povos originários", diz.
Publicado em 17 de fevereiro de 2021.
Reportagem: Marcos Candido
Edição: Fernanda Schimidt