Dia Mundial dos Oceanos

Saúde dos mares é fundamental para a vida humana

Por Diana Carvalho

Em um cenário de pandemia e de luta mundial contra um vírus, ações de preservação e cuidado com o meio ambiente nunca foram tão necessárias. Celebrado hoje, o Dia Mundial dos Oceanos reascende uma questão que parece distante, mas é de extrema urgência para garantir não só o equilíbrio do planeta, como a nossa sobrevivência: a saúde dos mares.
Ocupando 71% da terra, os oceanos regulam o clima, absorvem gás carbônico e ajudam a minimizar o aquecimento global. Fornecem boa parte do ar que respiramos e são fontes de recursos naturais e alimentos. Além disso, a biodiversidade marinha é uma grande farmácia embaixo d'água.
Divulgação

O oceano já nos deu compostos para tratar câncer, inflamação e danos nos nervos. Os avanços também vieram das profundezas do oceano na forma de elementos de diagnóstico"

Francesca Santoro, oceanógrafa e pesquisadora da Unesco
Apesar de sua importância, a conscientização sobre preservação ainda é pequena. Prova disso é a quantidade de poluição marinha que surge como lixo a contaminação de águas por vazamentos de navios petroleiros e oleodutos.
NOAA

Cerca de 10 milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos por ano

Em maio de 2019, o explorador norte-americano Victor Vescovo encontrou uma sacola plástica no local mais profundo do oceano, na Fossa das Marianas, no Pacífico. Um mergulho a 10.927 metros de profundidade.
Discovery Channel via Reuters
Três anos antes do "achado" de Victor Vescovo, o jornalista e cineasta Craig Leeson produziu o documentário "A Plastic Ocean - Um oceano de plástico" (2016), mostrando os efeitos do lixo e os impactos da poluição marinha em todo o ecossistema.
Reprodução/A Plastic Oce
Reprodução/A Plastic Oce/Netflix
O documentário traz entrevistas com especialistas e mostra imagens fortes de aves litorâneas, tartarugas e baleias, mortos após a contaminação com resíduos de plástico, que ficam em seu aparelho digestivo.
Reprodução/A Plastic Oce

Estima-se que 90% de todas as aves marinhas já estejam contaminadas com microplásticos

Apesar do cenário desolador, o documentário aponta alguns caminhos, como evitar o consumo de descartáveis. "A Plastic Ocean - Um oceano de plástico" está disponível na Netflix.
iStock
Para quem se interessou pelo tema, outro documentário que aborda a importância da preservação da vida nos oceanos é "Chasing Coral - Em Busca de Corais (2017)".
O filme de Jeff Orlowski mostra o desaparecimento acelerado de recifes de corais por conta do aquecimento global, da pesca excessiva e da poluição marinha.
Reprodução/Chasing Coral
Reprodução/Chasing Coral/Netflix

Até 90% dos recifes de corais do mundo poderão desaparecer até a metade do século

Reprodução/Chasing Coral/Netflix
"Chasing Coral" foi filmado em três anos e contou com o apoio de mergulhadores, fotógrafos e cientistas, que realizaram milhares de expedições em recifes de corais pelo mundo. A produção está disponível na Netflix.
Apesar do tema ganhar destaque nos últimos anos, a oceanógrafa, bióloga e exploradora Sylvia Alice Earle luta há muito tempo para proteger os oceanos da pesca abusiva e dos resíduos tóxicos. Sua história foi contada no documentário "Mission Blue - Missão Azul (2014)".
iStock
Reprodução/Mission Blue/Netflix

Eu vejo coisas que os outros não veem, um mundo diferente... Um mundo que mudou imensamente durante a minha vida"

Sylvia Earle
Com mais de 6.000 horas passadas nas profundezas marítimas, Sylvia Earle se tornou um ícone feminino da exploração submarina, em uma época que a área ainda era liderada por homens.
iStock
Reprodução/Mission Blue/Netflix
Sylvia Earle ajudou a desenvolver tecnologias para a exploração das zonas mais profundas do mar. Aos 84 anos, ela é hoje uma das oceanógrafas mais conhecidas do mundo, e segue lutando pela preservação dos oceanos.

Se o mar adoece, nós sentimos. Se morrer, nós morreremos. Nosso futuro está ligado ao estado dos oceanos.

Sylvia Earle
Reprodução/Brittanica
Publicado em 08 de junho de 2020.
Reportagem: Diana Carvalho | Edição: Adriana Terra