Dia do Meio Ambiente

Como envolver crianças e adolescentes nas questões ambientais?

A maioria das crianças cresce distante da natureza, sendo privadas de nutrir sentimentos de amor e entusiasmo pela diversidade e ciclos da vida. Mas é possível retomar uma relação mais próxima com flora e fauna.


Veja a seguir formas de promover esse encontro.

Getty Images
Estudos revelam o que nossa intuição pressentia: existem relações diretas entre o senso de pertencimento à natureza e atitudes de cuidado com o meio ambiente fundamentais à sustentabilidade do planeta.
Getty Images
E mais! O contato com a natureza melhora todos os marcos mais importantes de uma infância saudável ? imunidade, memória, sono, capacidade de aprendizado, sociabilidade, capacidade física ? e contribui significativamente para o bem estar integral das crianças e adolescentes.
Getty Images
Evidências levantadas pelo Programa Criança e Natureza e Sociedade Brasileira de Pediatria, em 2019, apontam que os benefícios são mútuos: assim como as crianças e adolescentes precisam da natureza, a natureza precisa das crianças e jovens.
Getty Images
Por isso, é importante dar espaço para que elas possam manter sua paixão nata pelos espaços ao ar livre, reconhecendo que a infância é curiosa por natureza, incentivando a vivacidade promovida pela vivência com a água, a terra, os bichos, as plantas, o céu, as estrelas.
Getty Images
Em tempos de crise econômica, ambiental e social, precisamos nos engajar com a construção de um mundo de paz, cooperação, abundância e prosperidade. E as crianças não podem ficar de fora! Envolvê-las pode ser leve, alegre e divertido, ao mesmo tempo em que é impactante. Assim, alimentamos o afeto pela vida e a percepção de um mundo interdependente.
Getty Images
Para isso, temos o prazer de compartilhar com vocês exemplos de algumas organizações e movimentos com atuação pelo Brasil que estão contribuindo para a mudança das questões ambientais, agindo com as próprias mãos. Aproveite para pesquisar também outras na sua região!
Getty Images

Plant-for-the-Planet Brasil

Movimento de crianças e jovens que enfrentam a crise climática liderando plantios de árvores. A organização foi fundada por uma criança de 9 anos na Alemanha
Divulgação Plant For The Planet

TiNis: Terra das Crianças

Uma forma simples e transformadora para plantar com as crianças, reconhecendo seu protagonismo e nutrindo o vínculo criança e natureza
Divulgação

Movimento Boa Praça

Busca inspirar, fornecer ferramentas e realizar intervenções de baixo custo e alto impacto que gerem encontros, colaboração, aproximem as pessoas da natureza e propiciem melhor qualidade de vida e segurança.
Reprodução/ Instagram Movimento Boa Prac?a

Na Pracinha

Infância na cidade e na natureza - promovem encontros brincantes (em contexto não-pandêmico)
Reprodução/ Instagram Na Pracinha

Outward Bound Brasil

Programa que propõe uma mistura de desafio, autodescoberta e tempo de qualidade em família
Reprodução/Instagram Outward Bound Brasil
Publicado em 05 de junho de 2021.
Texto: Mônica Passarinho com colaboração de Luciano Frontelle e Thais Gordon
Edição: Fernanda Schimidt